Professores passam por formação da Base Nacional Comum Curricular

Os professores da rede municipal participaram de cursos de formação e de estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular. Os temas foram discutidos nas próprias escolas e também no auditório das Faculdades Integradas Maria Imaculada.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

As formações para a Rede Municipal de Ensino juntamente com as instituições foram ministradas pela equipe pedagógica municipal, orientadas pelos Coordenadores do CIC (Centro Inovação e Capacitação em Gestão Pública). Para a equipe de Educação Especial, os debates ocorrem nesta quarta e quinta-feira, dias 1 e 2.

A formação é feito nas 23 escolas municipais de ensino fundamental (688 professores), na EMEF “Prefeito Waldomiro Calmazini” para profissionais de Educação Infantil (433 profissionais), na Faculdades Integradas Maria Imaculada para professores de Educação Física (58 professores), na creche Casa das Crianças (105 profissionais), no CIC para monitores do Programa Mais Alfabetização (40 monitores) e no CEAPE para profissionais de Educação Especial (43 profissionais).

Os mais de 17 mil alunos da rede municipal de ensino de Mogi Guaçu voltaram às aulas nesta quarta-feira, dia 1º de agosto. São cerca de 2.200 alunos de 19 Centros de Educação Infantil (CEI), 2.900 estudantes de 36 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) e 12 mil alunos de 23 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF).

 

Comentários