Projeto Mata Viva da BASF: Um Passeio Educativo pela Mata Atlântica Reflorestada

Por Regina Vicenzotti

Crianças do Sétimo Ano Descobrem os Segredos da Biodiversidade e Sustentabilidade

A BASF, uma das maiores empresas químicas do mundo, tem se destacado não apenas por suas inovações tecnológicas, mas também por seu comprometimento com a sustentabilidade ambiental. Um exemplo inspirador desse compromisso é o Projeto Mata Viva, localizado na unidade de Santo Antônio de Posse, onde alunos do sétimo ano tiveram a oportunidade de vivenciar um programa ambiental em uma mata de seis hectares totalmente reflorestada pela empresa. Essa iniciativa não apenas enriqueceu o aprendizado em sala de aula, mas também despertou a curiosidade e a conscientização sobre a importância da preservação da Mata Atlântica.

Um Dia de Campo Educativo

O Projeto Mata Viva, criado e mantido pela BASF, ofereceu aos alunos do sétimo ano da Emef Professora  Isaura de  Carvalho Coelho a chance de explorar uma mata atlântica restaurada. Acompanhados por um agrônomo, os estudantes puderam tirar todas as dúvidas e desfrutar de um ambiente que enriqueceu o conteúdo já aprendido em sala de aula. De acordo com os professores Levi e Alexandra, uma visita ao projeto completou o trabalho desenvolvido em sala de aula, aprofundando temas como o uso sustentável da água, os recursos da Mata Atlântica e a importância da produção sustentável.

O passeio pela trilha despertou a curiosidade dos alunos, estimulando a vontade de aprender mais sobre a biodiversidade. Ana Beatriz, uma aluna de 13 anos, demonstrou sua experiência, dizendo que “esse contato foi muito bom, tirou muitas dúvidas, inclusive sobre uma árvore que eu sempre admirava, mas não sabia o nome. Pude conhecer melhor durante esse passeio, o ‘Angico’.” Ela acrescentou que seria  importante se mais empresas adotassem iniciativas semelhantes para enriquecer o conhecimento dos alunos fora  das salas de aula.

O Compromisso da BASF com a Sustentabilidade

¨Em entrevista ,  Marcelo Ismael, Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF América Latina, ressaltou a importância do grupo de voluntários que apoia diversas entidades da região, incluindo o projeto com as crianças das escolas. O Projeto Mata Viva teve início na fábrica da BASF em Guaratinguetá na década de 80, como uma resposta à necessidade de reflorestamento. O objetivo principal do Projeto Mata Viva é mostrar, de maneira prática, a sustentabilidade em ação. O esforço ao longo dos anos já apresenta resultados visíveis, com a recuperação da fauna da mata, incluindo a presença de animais como um casal de Tucanos e Seriemas entre tantos outros. As pesquisas são realizadas de forma sustentável, enfrentando o desafio de produzir mais alimentos no mesmo espaço, sempre com foco na produção sustentável¨.

Sobre a Estação de Santo Antônio de Posse
Os trabalhos conduzidos em Santo Antônio de Posse contribuem com pesquisas realizadas em nível mundial pela empresa, para o desenvolvimento de soluções para proteção de cultivos e sementes, visando desenvolver inovações a serem utilizadas pelos agricultores.

A Estação de Santo Antônio de Posse faz parte do esforço da BASF de oferecer soluções integradas que ajudam a resolver os desafios que os agricultores enfrentam diariamente em todo mundo. São as tecnologias que contribuem para o legado da agricultura na produção de alimentos, fibras e energia

A Estação de Pesquisa da BASF em Santo Antônio de Posse (SP) tem mais de 40 anos de atividades. Recentemente, a unidade de pesquisa recebeu investimentos de aproximadamente 7,6 milhões de euros em infraestrutura, laboratórios e equipamentos.

A unidade, juntamente com a Estação de Pesquisa localizada em Trindade (GO), faz parte da rede global de pesquisa e desenvolvimento da Divisão de Soluções para Agricultura. Na América Latina, a empresa tem 30 estações de pesquisa e campos avançados.

Com estes investimentos, a Estação de Santo Antônio de Posse amplia o Centro de Tecnologia para Tratamento de Sementes para desenvolver soluções químicas e biológicas para tratamento de sementes, inoculantes, polímeros e realização de testes de qualidade. Além disso, a unidade passa a contar com o laboratório de Crop Analytics, voltado para o desenvolvimento de tecnologias em sementes, com a realização de ensaios moleculares para garantia de qualidade e integridade do material genético.

 

A BASF continua a ser um exemplo inspirador de como uma empresa pode aliar inovação e sustentabilidade, não apenas através de suas práticas internacionais, mas também por meio de iniciativas que educam e envolvem a comunidade como o Projeto Mata Viva. Este projeto não apenas enriquece o conhecimento dos jovens, mas também planta as sementes de responsabilidade ambiental nas mentes das próximas gerações.

Marcelo Ismael, Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF América Latina

Ana Beatriz Aluna do 7° Ano da Emef Professora  Isaura de  Carvalho Coelho

Levi e Alexandra Professores da Turma do 7° Ano da Emef Professora  Isaura de  Carvalho Coelho