Projeto Time do Emprego modifica a vida dos alunos

(Bruno Cristian está tendo seu sonho realizado, ganhou um curso de culinária  com o professor Maurício Shermam)

Susi Baião

Mais do que fornecer o sustento, o trabalho tem uma grande importância na vida das pessoas. A tão popular frase dita por Benjamin Franklin, de que o trabalho dignifica o homem, é uma grande verdade. Se sentir útil e contribuir com uma causa maior promove motivação e uma grande satisfação pessoal. A primeira motivação que costuma levar um indivíduo a procurar por um emprego é para se manter e, em muitos casos, sustentar sua família. Entretanto, a importância do trabalho vai além disso e abrange diversos aspectos da vida humana. Os  alunos do CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos, na escola Maria Tereza Piva, na Nova Jaguariúna, fazem parte do Time do Emprego, onde recebem orientação profissional na hora de procurar um emprego.

De acordo com a supervisora do PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, Renata Macedo com o apoio de Sandra Rubinelli. O objetivo é auxiliar os interessados para a inserção ou retorno ao mercado de trabalho. Conforme conta Renata Lopes, os participantes são levados a resgatar e elevar a autoestima, conhecendo a si mesmos e reconhecendo suas habilidades e competências. “São doze Encontros com essa finalidade, num curso que tem carga horária de 48 horas e que é muito benéfico para essas pessoas. Todas têm potencial e só precisam ser devidamente orientadas sobre como obter uma vaga no mercado de trabalho”, explica Renata.

(O aluno Airton Leone, aos 71 anos voltou ao mercado de trabalho graças ao Time do Emprego)

“Para conseguir uma vaga de emprego, um profissional precisa preencher os requisitos necessários exigidos pela empresa. Com isso, ele deverá buscar se aperfeiçoar para atingir os seus objetivos, adquirindo novos conhecimentos e habilidades, é isso que a Renata e a Sandra ensina aqui, somos muito gratos a elas, depois que comecei o curso me sinto mais confiante tanto na escola como em casa, quando cheguei ficava nervosa agora  me sinto pronta pra enfrentar o mercado de trabalho”, disse Rose Silva 48 anos, aluna da 5ª série e desempregada há quatro  anos .

“O time de emprego vem para nos ajudar, nos ensinar a se qualificar no mercado de trabalho, nos capacita para arrumar um emprego, aqui me sinto confiante do lado da Renata e da Sandra que nos apoia e ensina, fazendo com que nós acreditemos que somos capaz”, comenta Gabriel Fernando de 23 anos.

Para o aluno do 7º ano, Bruno Cristian, de 19 anos, graças ao CEJA e o Time de Emprego, está tendo seu sonho realizado. “Essa escola, esse curso mudou minha vida. A diretora Lú, a Sandra e a Renata mudaram a minha vida. Hoje estou tento uma oportunidade que para mim seria impossível, vou fazer um  curso de culinária com o professor Maurício Shermam, isso graças a Renata que acreditou em mim e me fez acreditar que eu sou capaz. Estou realizando um sonho”, afirmou.

Durante nossa visita, o aluno Airton Leone de 71 anos entrou na sala e surpreendeu a todos com seu relato. “Hoje vim aqui apenas para agradecer a Renata sua equipe e a diretora Luciene para dizer o quanto sou grato por essa escola e esse curso. Graças a preparação delas, hoje com 71 anos estou empregado, algo que para mim parecia impossível pela minha idade. Fiz o curso e há 20 dias estou trabalhando em um posto de gasolina, graças ao empenho dessas pessoas que estão aqui deixando suas famílias e nos apoiando. Esse curso é maravilhoso, me capacitou e voltei com dignidade para o mercado de trabalho. Infelizmente no Brasil depois de uma certa idade as pessoas acham que não servimos para mais nada. E hoje eu sou a prova viva que isso pode mudar “, disse o aluno com lágrima nos olhos.

Emocionada a supervisora Renata disse que fatos como esse são a melhor recompensa. “Temos um papel importantíssimo, atendemos os trabalhadores no momento que mais precisam de ajuda, quando estão desempregados , com baixa auto estima e fragilizados. Ver um aluno voltar e dizer que você fez ele acreditar que era capaz, conseguiu voltar com 71 anos no mercado de emprego, é a nossa maior realização”, concluiu.

Time do Emprego

O Time do Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo de orientação profissional e reorientação de carreira, que tem como objetivo auxiliar na inserção ou retorno ao mercado de trabalho. Os participantes de um Time do Emprego são levados a resgatar e elevar a autoestima, conhecerem a si mesmos, reconhecerem suas habilidades e competências.

 

Comentários