Prosa Rural apresenta sistema Aquisys validado

PROSA_LOGO_NOVAO programa de rádio da Embrapa, Prosa Rural, apresentou em abril, o software Aquisys (versão 1.3) – a versão validada do Sistema Informatizado de apoio às Boas Práticas de manejo e gestão ambiental da aquicultura. O sistema tem foco na apresentação de um conjunto mínimo de boas práticas de manejo e gestão ambiental para o sistema de produção de tilápia em viveiro escavado, embora algumas de suas funcionalidades estejam também validadas para uso em sistemas de produção em tanque-rede, tais como as de avaliação zootécnica.

O Aquisys v.1.3 disponibiliza avaliações e diagnósticos expeditos do sistema de produção, a partir de respostas fornecidas pelo usuário aos questionários apresentados pelo sistema. Essas respostas podem ser obtidas com o uso de equipamentos de baixo custo, por amostragens comuns conduzidas na propriedade ou por observação visual do local de produção. A partir dessas informações, o sistema fornece orientações, avaliações e disponibiliza cálculos que orientam seu usuário se as práticas atualmente em uso estão em conformidade com um conjunto mínimo de Boas Práticas de Manejo (BPM), que envolvem as práticas de manejo que podem ser implementadas na produção dos peixes para gerar renda diminuindo possíveis danos ao meio ambiente.

Entre outras facilidades, o sistema também disponibiliza informações gerais e links de acesso aos usuários com interesse em aquicultura.

O Aquisys teve desenvolvimento inicial e apresentação da sua primeira versão (protótipo e sem acesso público) no Projeto Manejo e Gestão Ambiental da Embrapa Meio Ambiente, da Rede AQUABRASIL 1, onde considerou cultivos localizados dos estados de São Paulo e Santa Catarina. O conteúdo, principalmente das orientações do sistema de produção de tilápia em viveiro escavado, foi modificado durante o processo de validação do sistema, realizado pelo Projeto de Validação do Aquisys, da Embrapa Meio Ambiente, para viabilizar orientações de abrangência nacional. Nesse projeto de validação participaram pesquisadores das Embrapa Meio Ambiente, Tabuleiros Costeiros, Amazônia Ocidental, Agropecuária Oeste e Pesca e Aquicultura e pesquisadores da APTA Polo de Desenvolvimento do Leste Paulista (Monte Alegre do Sul, São Paulo). A nova versão resultante e validada por produtores, pesquisadores, extensionistas e professores com experiência no cultivo de tilápia e em aquicultura, o Aquisys v.1.3, está disponível gratuitamente para acesso via Internet desde maio/2015 em http://www.cnpma.embrapa.br/aquisys .

A utilização de BPM, como por exemplo para o acompanhamento do ganho de peso dos peixes, de parâmetros de qualidade da água, de indicadores de lucratividade de produção, de quantidades de rações em função da temperatura, bem como o cuidado para prevenir a erosão do solo em áreas próximas aos viveiros, entre outras, podem gerar grandes vantagens para os produtores de peixes. Desse modo, o sistema Aquisys v.1.3 é uma ferramenta testada por produtores e que pode ajudar, principalmente, aquelas pessoas que tem pouco acesso à informação e orientações técnicas. Assim, orienta as práticas que devem ser realizadas e aquelas que precisam ou deveriam ser evitadas.

Os produtores que participaram das etapas de validação já verificaram os benefícios do uso do Aquisys v.1.3. Como é o caso do produtor José Marcos Pádua, presidente da Associação dos Produtores de Tilápia de Itapira e Mogi-Mirim (SP), que utiliza informações do software para acompanhar e melhorar a qualidade ambiental da sua propriedade.

Este Prosa Rural contou com a produção e participação dos pesquisadores Maria Conceição Pessoa e Marcos Losekann e da jornalista Cristina Tordin.

Clique aqui para ouvir.

http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1043443

 Matéria: Cristina Tordin

 

Comentários