Retratos de José Martins Santiago são destaque em nova exposição do Museu Histórico

Está em cartaz até o dia 21 de dezembro no Museu Histórico e Pedagógico ‘Comendador Virgolino de Oliveira’ a exposição ‘Voluntários Paulistas – Retratos de José Martins Santiago’. Sob curadoria de Eric Apolinário, a mostra traz um pouco do trabalho de um dos fotógrafos mais ativos de Itapira no início do século XX: José Martins Santiago. Estão expostas 30 fotografias inéditas feitas em seu Photo Studio Santiago. São retratos de voluntários paulistas feitos momentos antes de partirem para o front de batalha nas divisas com Minas Gerais entre julho e agosto de 1932.  Além de fotografias de acervos pessoais, há também fotografias selecionadas de um álbum contendo 186 retratos e cenas da Revolução de 1932 na cidade de Itapira, reunidas por Cândida de Campos Teixeira, à época presidente da Federação Paulista de Voluntários de Itapira e da Comissão Exumadora, que agia junto aos combatentes do movimento. A coleção foi adquirida da neta de Cândida, Maria Antônia Uccelli Longo, pelo Instituto Moreira Salles.

Pioneiro de uma geração de fotógrafos itapirenses, um desenhista muito admirado em Itapira, pai de Paulino Santiago e avô do fotógrafo André Santiago, José Martins iniciou seu ofício na fotografia como ajudante no Studio Antunes, pertencente ao retratista natural da cidade de Pinhal A. Antunes, que montou seu estúdio em Itapira durante a década de 1920.

Após cerca de dois anos como ajudante, Santiago montou uma sociedade com A. Antunes com a ideia de transformar o “photo studio” em uma oficina de pintura para grandes ampliações, onde seriam feitos quadros emoldurados coloridos a óleo, guache, aquarela, crayon e outros materiais e que atendenderia à toda a população itapirense.

Durante a Guerra Civil de 1932 – a Revolução Constitucionalista –, José Martins Santiago recebeu em seu estúdio dezenas de voluntários paulistas e retratou sua participação naquela guerra. As fotografias eram reveladas e vendidas para os mesmos, mas essa ação acabou gerando um fenômeno interessante na época: a maioria destes retratos passaram a reproduzidos aos montes e eram trocados entre os próprios voluntários como forma de lembrança ou coleção.

Além dos retratos feitos em seu estúdio, Santiago também fotografou as tropas paulistas em campo aberto pela cidade de Itapira e sua zona rural. Após a tomada da cidade pelas forças federais comandadas por Dutra, Santiago foi obrigado a fotografar os soldados federais, revelar o material e entregar a eles.

De acordo com o curador da mostra, o que torna a exposição especial é a parceria entre o Museu Municipal Histórico e Pedagógico ‘Comendador Virgolino de Oliveira’ com o Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro, parceria esta que se repete pela terceira vez. “Esta exposição é de extrema importância para um melhor esclarecimento da participação da cidade de Itapira na guerra civil de 1932, pois retrata o dia a dia da movimentação de tropas durante os conflitos nos arredores nesta cidade. Praticamente esquecido durante décadas, esse lote de documentos fotográficos hoje se encontra preservado no Instituto Moreira Salles”, afirmou Eric Apolinário.

A exposição ‘Voluntários Paulistas – Retratos de José Martins Santiago’ pode ser visitada no Museu Histórico e Pedagógico ‘Comendador Virgolino de Oliveira’ de segunda a sexta-feira das 8h15 às 11h15 e das 13h15 às 17h15 e aos domingos das 10h às 12h45. Agendamentos de grupos, escolas ou instituições podem ser feitos pelo telefone (19) 3863-0835 ou pelo email museu.historico@itapira.sp.gov.br. A entrada é franca.

SERVIÇO

Voluntários Paulistas – Retratos de José Martins Santiago

De 26/10/18 a 21/12/2018

Visitação de segunda a sexta das 8h15 às 11h15 e das 13h15 às 17h15 e aos domingos das 10h às 12h45.

Agendamentos pelo telefone (19) 3863-0835 ou pelo email museu.historico@itapira.sp.gov.br

Entrada franca.

 

Comentários