Reunião com profissionais da Saúde define estratégias de enfrentamento da doença

Casos de dengue tiveram um aumento significativo neste primeiro bimestre de 2024 em relação ao ano anterior

Em reunião realizada na tarde de terça-feira (20) no auditório da Secretaria da Saúde, entre as chefes das equipes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e as responsáveis pela Atenção Básica em Saúde e VE (Vigilância Epidemiológica), Viviane Negretto Bandiera e Daniela Berg, respectivamente, foram traçados os planos para o enfrentamento e mitigação diante da possibilidade de uma epidemia de dengue no Município.

As autoridades de Saúde temem que 2024 repita as epidemias registradas nos anos de 2015 ou 2018, quando a região foi assolada pela dengue, com milhares de casos. Viviane lembrou os presentes que, nesse momento, o mais importante é acolher bem quem procura as UBSs, coletando informações, solicitando exames e registrando todas as informações sobre o paciente, hidratando-o e, se necessário, encaminhando a pessoa à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou PSC (Pronto Socorro Central) da Santa Casa.“Devemos orientar as recepções dessas unidades a acolher as pessoas suspeitas de contaminação por dengue para que possamos dar o tratamento adequado além de coletar os dados corretamente”, acrescentou. Já Daniela Berg foi enfática. “É esperado uma epidemia de dengue, inclusive com casos do tipo 3”, alerta.

Ela disse que a vacina só será distribuída para as cidades com mais de 100 mil habitantes e onde houver um grande percentual de infectados. “Mesmo assim, o imunizante será destinado a crianças e pré-adolescentes entre 4 e 14 anos”, acrescentou.
Daniela e Viviane também pediram aos colegas das UBSs que utilizem o cartão de acompanhamento do paciente com suspeita de dengue para todas as pessoas que procurarem as unidades com suspeita da doença, preenchendo com dados atualizados. Também é de extrema importância que o paciente tenha sempre em mãos esse cartão e o leve sempre que for passar atendimento tanto nos postos de saúde quanto na UPA ou PSC.

Outro ponto que ficou acertado é fluxo entre as UBSs e o Laboratório Municipal, com o objetivo de proporcionar mais agilidade nos resultados de exames. Também haverá esquema especial para gestantes, pessoas com comorbidades, idosos e crianças, mais vulneráveis à dengue.

O almoxarifado da Saúde também está requisitando um reforço de alguns insumos, para suprir as necessidades nas UBSs. Por último, foi anunciada a criação de um grupo de profissionais da Secretaria da Saúde no Whatsapp para a troca de informações e trocas de dados.