Reunião do CONSEG tem participação do Executivo e Legislativo

Susi Baião

Na noite de segunda-feira, dia 26, na escola Maria Tereza Piva e CEJA Profª Yvone Poltronieri, foi realizada mais uma reunião do CONSEG (Conselho Municipal de Segurança). O encontro teve a participação de integrantes da polícia civil, polícia militar, guardas municipais, dos vereadores Davi Neto, Afonso Silva, Walter Tozzi, membros da comunidade e do prefeito Gustavo Reis e da vice-prefeita Rita Bergamasco.

Em pauta vários assuntos foram apresentados, entre eles, a proposta de distribuir pequenas urnas pela cidade a fim de possibilitar a comunidade, de forma anônima ou não, participar ativamente da segurança pública, fornecendo informações, apresentando reclamações ou fazendo uma solicitação.

A polícia militar, polícia civil e a guarda municipal, apresentaram os indicadores estatísticos de suas respectivas instituições. A proposta de instituição do Projeto Câmera Cidadã voltou a ser cogitada, desta vez, com o compromisso da vice-prefeita e Diretora do Departamento Municipal de Água e Esgoto, Rita Bergamasco, no auxílio a divulgação do projeto e do link para cadastro dos interessados em participar.

Durante a reunião, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana também foi tema do conselho, devido ao anúncio futuro do novo secretário da pasta.

O vereador Walter Tozzi, falou sobre o ofício encaminhado ao governador solicitando aumento do efetivo das polícias da cidade, tendo sido comunicado que as próximas contratações atenderão a capital, não havendo previsão para o interior. O debate sobre feminicídio ocorrido na semana passada na Câmara Municipal, no qual teve ampla participação da comunidade e das forças de segurança também foi abordado.

Outro assunto tratado, foi a criação do Ministério da Segurança Pública, pasta essa que abrirá linhas de crédito para ações na área. O legislativo municipal poderá intervir junto a União ou Estado no sentido de conseguir recursos para serem investidos no município.

Foi solicitado à Polícia Militar e Guarda Municipal apoio na segurança dos fiéis que farão a Caminhada do Salvador, que sai de Jaguariúna e termina no Morro do Cristo na cidade de Pedreira.

A Direção do C.E.J.A (Centro de Educação de Jovens e Adultos), através de sua diretora, Luciene Nunes, solicitou que as polícias civil, militar e municipal mantenham uma efetiva presença na escola em razão de problemas que vem enfrentando. Os vereadores se manifestaram no sentido de auxiliar a direção no aumento do número de servidores lotados na Escola. O CONSEG se pôs à disposição para ministrar palestras aos alunos.

O prefeito Gustavo Reis ressaltou a importância do CONSEG e a participação da comunidade nas questões de segurança pública. Finalizando os trabalhos a diretora da escola Luciane Nunes convidou os membros e participantes do conselho para visitar as salas de aula.

As reuniões do CONSEG acontecem uma vez por mês, tendo como foco definir ações de segurança a fim de melhorar a qualidade de vida dos moradores.

 

Comentários