Saiba quais são as doenças mais comuns do verão e como preveni-las

(Créditos: Pheelings Media / iStock)

Enfermidades relacionadas a hidratação e exposição excessiva ao sol são mais frequentes nesta época do ano

O verão é sinônimo de férias, praia e diversão, mas também é uma estação que abre as portas para diferentes tipos de enfermidades. Existem algumas doenças que são especialmente predominantes nesta época do ano, já que muitas pessoas acabam não se protegendo adequadamente dos diversos riscos relacionados ao calor intenso.

Além disso, as famosas chuvas de verão também tornam o ambiente mais propício para a proliferação de diferentes tipos de doenças. A seguir, confira quais são as enfermidades mais comuns da estação e como se prevenir de cada uma delas.

Desidratação

A desidratação é uma ameaça silenciosa que, apesar de parecer um risco distante, é sempre bastante comum durante o verão. Devido às altas temperaturas deste período, as pessoas perdem líquido mais rapidamente e, em muitos casos, acabam não repondo o suficiente para manter o corpo em pleno funcionamento.

Uma pessoa desidratada tende a se sentir fraca e indisposta, além de apresentar outros sintomas como ressecamento excessivo de olhos, boca e mucosas. Estando em casa, na praia ou em qualquer outro lugar, é imprescindível que todos se atentem em beber água regularmente, buscando atingir a meta de dois a três litros diários.

Intoxicação alimentar

Os cuidados com a conservação de alimentos durante o verão devem ser redobrados, pois eles tendem a estragar mais rápido em dias quentes. O menor dos descuidos já pode render uma intoxicação alimentar, que no geral envolve sintomas como vômito e diarreia.

Aqueles que estão de viagem precisam prestar bastante atenção aos estabelecimentos em que decidem comer. Observar se o local está devidamente higienizado e a procedência dos alimentos é fundamental, buscando evitar qualquer refeição duvidosa.

Consumir água contaminada também pode resultar em uma intoxicação. Em casa, investir em um purificador de água ajuda a eliminar por completo os riscos de contaminação; já na rua priorize beber apenas água engarrafada que esteja devidamente lacrada.

Dengue

O verão é uma estação marcada por muitas chuvas, que consequentemente aumentam a quantidade de água parada em diferentes reservatórios. Esse é o ambiente ideal para a proliferação de mosquitos como o da dengue, cuja picada pode causar sintomas sérios.

Ficar atento aos pontos que acumulam água parada em sua própria casa é um passo importante na prevenção. Todos precisam eliminar esse acúmulo assim que as chuvas pararem, evitando que os mosquitos botem mais ovos. Se todos fizerem a sua parte, as chances de qualquer surto da doença na região são consideravelmente reduzidas.