SAMAE INAUGURA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM MOGI GUAÇU

Investimento de mais de R$ 20 milhões deve tratar quase 60% do esgoto da cidade

Na tarde desta sexta-feira (18), o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgotos (SAMAE) realizou a inauguração de uma estação de tratamento de esgoto, na Avenida Brasil. O objetivo da obra é estruturar o saneamento básico no município. Até então, o esgoto era despejado em uma lagoa anaeróbica de 14 hectares, o que equivale a uma lâmina d’água de 140 mil metros. O mau cheiro exalado pela lagoa causava incômodo e insatisfação à população. A desativação da lagoa deve começar em maio deste ano e ser finalizada em 2024.

Segundo Mário Antônio Zaia, presidente do SAMAE, o projeto contou com um financiamento de 25 milhões, concedido pela Caixa Econômica Federal.  Cerca de 21 milhões foram empregados na construção da estação de tratamento e os outros 4 milhões restantes serão destinados à desativação da lagoa. “O percentual de evaporação da lagoa é de 2% ao dia. Ou seja, é uma propagação de odor muito forte. Então esta obra vai evitar que aconteça isso. O guaçuano estava esperando isso há muito tempo, a nossa maior alegria é poder realizar esse projeto”, explica o presidente da autarquia.

A cidade de Mogi Guaçu já conta com 100% de captação de esgoto e agora 60% desse resíduo será tratado na nova estação da Avenida Brasil. O próximo passo é a construção da estação dos Ipês, que deve receber os outros 40% do esgoto para ser tratado.

 

Esta obra é a primeira inauguração da administração do Prefeito Rodrigo Falsetti e deve tratar os resíduos produzidos por aproximadamente 100 mil pessoas. “Projeto no papel não melhora a vida das pessoas, ações sim. É isso que nós buscamos fazer diariamente”, concluiu o prefeito.

 

Comentários