SAS e Conselho Tutelar participam de seminário sobre garantia de direitos para crianças e adolescentes

Nesta quarta e quinta-feira, dia 31 de maio e 1º de junho, a equipe técnica da Secretaria de Assistência Social (SAS) e membros do Conselho Tutelar de Jaguariúna participam em Campinas, no Hotel Nacional Inn, do “Seminário Estadual de fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”, promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania.

Além da aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a capacitação discute também as várias formas de combate à violência doméstica, exploração sexual e trabalho infantil, além de como aplicar medidas socioeducativas para evitar violações de direitos das crianças e adolescentes. O objetivo comum desses encontros é elevar a qualidade do atendimento nos municípios paulistas.

Na prática, portanto, a iniciativa envolve profissionais responsáveis pelas políticas públicas voltadas para a infância e juventude, além de conselheiros tutelares. Esse mesmo treinamento itinerante já foi realizado em Ribeirão Preto, Barretos, Mairinque, Campinas, Taubaté, Piracicaba e São José do Rio Preto. A estimativa é que aproximadamente 11 mil pessoas sejam capacitadas em todo o estado, numa média de 400 envolvidos em cada região.

Matéria: Aluízio Santana/Fotos: Divulgação/SAS

 

Comentários