SAÚDE DE JAGUARIÚNA REALIZA ‘DIA D’ CONTRA A GRIPE INFLUENZA NESTE SÁBADO

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, dia 13 de abril, o “Dia D” de vacinação contra a gripe na cidade, das 8h às 14h. A ação vai acontecer nas unidades básicas de saúde (UBSs) Nova Jaguariúna, 12 de Setembro, Miguel Martini, Cruzeiro do Sul, Roseira de Cima, Roseira de Baixo, Fontanella e Florianópolis.

Serão vacinados todos os grupos contemplados, como crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e deficiências permanentes, entre outras.

A vacinação contra a gripe começou na última semana de março, dentro da 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários. Quem tomou a vacina em 2023 também deve receber a nova dose, pois a vacina é atualizada anualmente.

Nessa fase da campanha, que vai até 31 de maio, são vacinadas apenas pessoas que integram os chamados grupos prioritários (Veja relação completa abaixo).

A vacina é extremamente segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

QUEM PODE TOMAR A VACINA

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)

Gestantes e puérperas

Povos indígenas e quilombolas

Trabalhadores da saúde

Pessoas com 60 anos ou mais

Professores das escolas públicas e privadas

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

Pessoas com deficiência permanente

Profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas

Caminhoneiros

Trabalhadores do transporte coletivo

Pessoas em situação de rua

Trabalhadores portuários

Funcionários do sistema prisional

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

População privada de liberdade