Secretaria de Saúde recebe cinco novas ambulâncias

As cinco novas ambulâncias alugadas pela Prefeitura foram entregues à Secretaria de Saúde nesta segunda-feira, dia 14 de agosto, e entram em serviço na próxima quinta, dia 17. Elas substituirão cinco ambulâncias antigas que serão recuperadas para uso em outros serviços, como o Centro de Controle de Zoonoses. As novas ambulâncias foram locadas através de licitação, ao custo mensal de R$ 4.555,00 cada uma.

O contrato com a locadora Master Serviços de Locação de Veículos, de São Paulo, é de 12 meses, renovável por até 60 meses (cinco anos). Elas serão utilizadas para simples remoção de pacientes, como para transferências intermunicipais para procedimentos hospitalares em outros municípios. No entanto, por padrão mínimo da empresa locadora, elas estão equipadas com mais recursos do que para simples remoção.

Todas estão equipadas com três tomadas elétricas, sendo uma de 12 volts e duas de 110 volts, que permitem ligar respiradores e desfibriladores, por exemplo. Contam também com ar condicionado, exaustor, ventilador, cilindro de oxigênio, suporte soro-plasma, iluminação de LED e radiocomunicador.

As cinco ambulâncias foram recebidas no final da tarde pelo prefeito Walter Caveanha, a secretária de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho, e o superintendente do Hospital Municipal “Dr. Tabajara Ramos”, José Carlos De Carli Júnior.

Estavam presentes secretários municipais e os vereadores Natalino Antonio da Silva, Jeferson Luís da Silva, Luís Zanco Neto, Guilherme de Souza Campos e Luciano Firmino Vieira. A entrega foi feita no Paço Municipal por Lucas dos Santos, representante da empresa locadora. Logo em seguida as ambulâncias percorreram a região central da cidade.

Com elas, a frota da Secretaria de Saúde para simples transporte de pacientes conta com 11 ambulâncias, além do transporte fretado. O atendimento de urgências e emergências é realizado por outras quatro ambulâncias do SAMU.

As cinco unidades entregues nesta segunda-feira são montadas em chassi Volkswagen. Com elas, são sete as ambulâncias alugadas pela Secretaria de Saúde.

Devido ao uso intenso e contínuo desse tipo de veículo, a locação se mostra a melhor opção de aquisição para a Prefeitura, sobretudo porque a locadora será responsável pela manutenção completa e substituição quando necessária.

Em média, as ambulâncias de simples remoção rodam de 6.000 a 7.000 quilômetros por mês, transportando mais de 100 pacientes diariamente. Como exemplo do desgaste e alto custo de manutenção, Cláudio Rissi cita a ambulância que atende o Distrito de Martinho Prado Júnior, distante 31 quilômetros da cidade, e roda diariamente 800 quilômetros.

Matéria: ASCOM

 

Comentários