Verão exige cuidados com dengue, chikungunya e febre amarela

As “arboviroses”, que são doenças transmitidas por insetos, podem ser evitadas se a população também fizer a sua parte, eliminando possível criados do mosquito transmissor destas doenças. Em razão de a época do ano ser um período quente e com pancadas de chuva frequentes, os insetos transmissores dessas enfermidades aumentam a velocidade de reprodução.

Por isso, locais onde a água fica acumulada pode ser evitados. O Aedes aegypti é responsável pela transmissão de casos de dengue, zika e chikungunya, representando potencial transmissor da febre amarela. Diversos estudos constataram que o mosquito passa por alterações em prazos curtos, com mudanças de tamanho e formato da asa, segundo as estações do ano.

Neste ano, levando em conta relatório da Vigilância Epidemiológica divulgado nesta quarta-feira, dia 16, Mogi Guaçu registrou dois casos autóctones de dengue. Ambos foram registrados na região onde estão situados o Centro de Saúde e a USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro Hermínio Bueno.

A Vigilância Epidemiológica de Mogi Guaçu promove trabalho constante para conter o avanço da doença, visitando casas e orientando a população de como combater o mosquito transmissor destas doenças.

Em 2018, Mogi Guaçu registrou queda acintosa dos casos de dengue. Foram apenas 14 casos positivos, sendo dois casos de Mogi Mirim, que foram notificados por Mogi Guaçu. O relatório registra um total de 717 notificações. Apenas dois aguardam o resultado dos exames.

Em 2015, Mogi Guaçu enfrentou epidemia de dengue, com mais de 20 mil notificações e 15 mil casos positivos de dengue. A Administração Municipal criou o Comitê de Combate ao Aedes aegypti e intensificou as ações de prevenção para evitar o recrudescimento da doença.

A febre amarela registrou um único caso em 2018 em Mogi Guaçu. O paciente contraiu a doença em outra cidade. Das 42 notificações, três pacientes ainda aguardam a divulgação do laudo.

O chikungunya teve 71 notificações em 2018, com sete casos autóctones e apenas um importado. Quinze pacientes aguardam o resultado dos exames, um foi cancelado e 46 deram negativo. O zika vírus registrou 17 notificações, com nenhum caso positivo. Oito pacientes ainda aguardam a divulgação do resultado dos exames.

 

Comentários