70 anos de Paz é tema de exposição em Amparo

O sábado (15/8) será de comemorações dos 70 anos de Paz pós Segunda Guerra Mundial. O evento contará com homenagens aos familiares de amparenses que participaram dessa historia.

Amparo contou com 36 pracinhas na Segunda Guerra Mundial. Entre eles, um era tenente, quatro sargentos, quatro cabos e 27 soldados. Entre os participantes de Amparo, dois faleceram na Itália, Attílio Piffer e Hilário Décimo Zanesco. Curiosamente, Attílio Piffer foi o primeiro soldado brasileiro a morrer na Itália em Cammeore. Já Hilário Zanesco foi o último soldado do Brasil a morrer nesse País.

A partir das 9 horas da manhã começam as homenagens. Na Avenida Bernardino de Campos, cerca de 300 atiradores do Exercito Brasileiro participam dos desfiles que tem início na avenida Bernardino de Campos, se estendendo até o Centro Histórico. Carros Antigos de Combate e armamentos serão apresentados.  O motorista deve estar atento, pois o transito na região estará interditado e as rotas alternativas estarão sinalizadas.

Na praça Pádua Salles, uma encenação apresentará dois momentos da Segunda Guerra Mundial. O Grupo de Pesquisa e Reencenação História Dogs Of War apresentará situações que os expedicionários participaram e a reencenação de rendição da 148ª Divisão Alemã para as tropas da FEB que ocorreu em 28 de abril de 1945 próximo a cidade de Fornovo.

AMPARO NA HISTÓRIA
Os integrantes da FEB de Amparo na Itália foram: Lauro Sampaio Vianna (tenente), José Victor Bazuchi (sargento), José Silvestre de Campos (sargento), João Augusto Tafner (sargento), Sílvio Scorcer (sargento), Américo Mendes do Amaral (cabo), José Calombarole (cabo), Orlando Mechi (cabo), Wilson Vita (cabo), Antonio Leite Almeida (soldado), Alcides Bertante (soldado), Antonio Vido (soldado), Antonio Moreira (soldado), Aristides Forato (soldado), Bernardino Lopes (soldado), Caetano Vicentini (soldado), David Alssuffi (soldado), Ernesto Damato (soldado), Francisco Domingues (soldado), Francisco L. da Silveira Campos (soldado), Guido Piazza (soldado), Hernani Jacomasso (soldado), Hilário Furlan (soldado), João Batista Cunha de Oliveira (soldado), José Inácio de Godoy (soldado), José Rodrigues dos Santos (soldado), José Siqueira Cezar (soldado), José Martins (soldado), José Trancolin (soldado), Jerson do Nascimento (soldado) Paulo Cordeiro Fernandes (soldado), Paulo Alves Martins (soldado), Pedro Rapagna (soldado), Renato do Nascimento Faleiros (soldado), Sílvio Zanin (soldado), Wilson dos Santos Andrade (soldado), Attílio Piffer (soldado) e Hilário Décimo Zanesco (soldado).

DADOS NUMÉRICOS DA FEB

  1. a) Efetivo total da FEB: 25.334
  2. b) Prisioneiros inimigos capturados pela FEB: 20.573 (dois generais, 892 oficiais e 19.679 praças)
  3. c) Mortos da FEB durante as Operações de Guerra: 457 (13 oficiais e 444 praças)
  4. d) Integrantes da FEB aprisionados pelo inimigo: 35
  5. e) Feridos em ação por armas de guerra: 1.557
  6. f) Feridos em acidente fora das linhas de combate: 658
  7. g) Divisões alemãs que lutaram contra a FEB: 9
  8. h) Divisões italianas que lutaram contra a FEB: 3

Após o término da guerra em 2 de maio de 1945, deslocou-se para Nápoles, onde permaneceu aguardando o seu regresso ao Brasil, o que foi efetuado entre 6 de julho e 19 de setembro de 1945, em cinco Escalões de embarque. A FEB e o 1.º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira na Campanha da Itália desagravaram, heroicamente, o ultraje dos adversários de então à honra de nossa Pátria.

EXPOSIÇÃO
Entre os dias 15 e 22 de agosto, no Espaço da Mogiana, na praça Pádua Salles a Exposição dos 70 anos de Paz estará a disposição da população para visitas. O horário de visitação é das 9 às 17 horas.

 

Comentários