Turismo Cultural é um dos pontos fortes do Circuito das Águas Paulista
O Circuito das Águas Paulista é marcado por tradições. As cidades, ocupadas a partir do século XIX, contam suas histórias a partir das águas, do café e da imigração. Essas riquezas manifestam-se também pela cultura caipira, presente em toda a região.
A cultura popular (no caso, a cultura caipira) tem significado pelo amparo cultural e emocional que oferece à população. Sua manutenção, por outro lado, depende dessa população, que precisa preservar as práticas e contar sua história para as novas gerações.
Cada dia mais, essa prática se conecta ao turismo. O Sebrae aponta que o turismo cultural é um mercado que valoriza as tradições dos locais, como museus, patrimônio histórico, arte e gastronomia, procurando desenvolver e dinamizar a economia da região.
Ademais, o perfil do turista cultural é bem diverso. Em geral, têm nível de formação mais altos e podem ser de qualquer idade. Têm interesse pelos aspectos locais, se preocupam com o meio ambiente e buscam experiências reais.
O consórcio Circuito das Águas Paulista, por meio da Câmara de Cultura, tem a missão de manter e promover ações de fomento à cultura caipira. Por isso, Águas de Lindóia sediou, nessa semana, uma reunião entre gestores de cultura que, entre outros temas, estabeleceu a realização do 1º Festival das Orquestras de Violeiros do Circuito das Águas, com etapas nas nove cidades da região e início no próximo dia 30 de julho, em Jaguariúna.
O Secretário de Cultura e Economia Criativa de Pedreira, João Paulo Nascimento, explica que o turismo cultural é diverso. “Trabalhamos para despertar nos turistas o desejo por conhecer nossa história, arte e costumes. Nossa cultura é riquíssima e estamos consolidando-a também como atrativo turístico”, comentou na ocasião.