Jardins e canteiros da cidade recebem mais de 25 mil exemplares da celósia plumosa anã
Crédito Foto: Fernanda Sunega
Flor aveludada e de cores intensas é típica das estações mais quentes do ano e começa a desabrochar
Celósia plumosa anã cresce e embeleza a avenida Orosimbo Maia
A flor celósia plumosa anã, cultivada no Viveiro Municipal Otávio Tisseli Filho, está chegando aos jardins e canteiros de Campinas. Aveludadas e de cores intensas, elas são donas de uma beleza peculiar. A distribuição das flores, ainda em botão, começou na segunda-feira, 23 de outubro, e segue na próxima semana. No total, serão 25,5 mil exemplares, sendo que 13,5 mil já estão nos jardins da cidade. A gestão é da Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Campinas, por meio do Departamento de Parques e Jardins (DPJ).
O coordenador do Viveiro Municipal, Cleber Domene, explica que esta espécie geralmente começa a ser cultivada na segunda quinzena de setembro, por cerca de 40 dias. “As plantas vão ainda em botão para os canteiros e jardins e após alguns dias é que as flores se abrem. As cores variam entre amarela, laranja e vermelha.”, diz.
Ele completa que a celosia plumosa anã é típica das estações Primavera e Verão, diferentemente das outras flores semeadas no local, como a tagete, a sálvia e a petúnia, que estão disponíveis o ano inteiro. Pela cidade, as celósias se juntam às demais e colorem Campinas.
Essas flores já podem ser vistas, ainda pequenas, nos canteiros da avenida Orosimbo Maia, próximo à av. José de Souza Campos (Norte-Sul), Cambuí, e nos jardins próximos à av. Miguel Nascentes Burnier, altura Cidade Judiciária. O próximo local a recebê-las será a avenida Princesa D´Oeste, região do Jardim Proença.
O Viveiro Municipal Engenheiro Otávio Tisselli Filho, no Parque Xangrilá, disponibiliza cerca de 80 mil exemplares de flores e plantas ornamentais, mensalmente, para colorir e embelezar a cidade.
Conheça mais sobre o Viveiro no link: https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/49538.