Conferência Nacional das Cidades de Campinas debate habitação, mobilidade, clima e segurança

Crédito Foto: Rogério Capela

Apresentações no primeiro dia do evento, na noite da sexta-feira, levarão ao público informações sobre ações do município que estão no planejamento da cidade

Conferência de Campinas teve etapas preparatórias envolvendo os conselhos municipais
Começa na noite desta sexta-feira, 7 de junho, a etapa de Campinas da Conferência Nacional das Cidades.

A abertura será às 19h, no auditório do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), com a exposição dos planos municipais para as áreas de mobilidade urbana, clima/sustentabilidade e segurança. Também serão apresentadas as ações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação para a Região Metropolitana de Campinas. A colocação de sugestões, discussão e aprovação de propostas da comunidade de Campinas para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) prossegue no sábado, dia 8, das 8h às 18h, na Estação Cultura.

No sábado, a Conferência Nacional das Cidades em Campinas também elegerá 60 delegados do município na fase estadual e que poderão representar São Paulo no evento nacional que definirá a PNDU para os próximos anos, que é como o Governo Federal orienta os projetos e os recursos para as cidades e os estados.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, deverá acompanhar a abertura da conferência, ao lado do subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Estado, José Police Neto, que falará sobre os projetos da área para a RMC, e de vários secretários municipais. O Plano de Mobilidade Urbana de Campinas será apresentado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec); a Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade explanará o Plano Municipal de Ação Climática (PLAC); e a Secretaria de Segurança, as ações e o planejamento da área para o município. O Poder Legislativo também participa da conferência, como elo fundamental na criação das leis locais, e deverá ser representado pelo presidente da Câmara Municipal de Campinas, Luiz Rossini.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Campinas, Marcelo Coluccini, que organiza a conferência com o Conselho da Cidade (Concidade), convida a comunidade a levar suas demandas para o debate. “Este é o momento do cidadão pensar e sugerir a cidade em que ele quer viver, por isso é tão importante que mais pessoas participem da fase local da Conferência Nacional das Cidades. Todos estão convidados a participar nesta sexta-feira e também no sábado, que é quando as propostas poderão ser apresentadas, debatidas e votadas para fazer parte do que Campinas defende para um futuro com mais qualidade de vida, justiça e inclusão social e o desenvolvimento sustentável, para minimizar os efeitos das mudanças climáticas”, explica.

Conferência Nacional das Cidades

A etapa municipal de Campinas segue o tema da 6ª Conferência Nacional das Cidades “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”. Após a fase local, haverá a estadual, prevista para ocorrer ainda em 2024. O processo será finalizado na conferência nacional, no próximo ano.

Todos os cidadãos estão convidados a participar da conferência. As sugestões poderão ser individuais ou em grupo, representando, por exemplo, demandas de setores específicos da sociedade.

São três eixos principais de propostas: 1. Articulação e planejamento das políticas públicas; 2. Gestão estratégica e financiamento; 3. Grandes temas transversais. No 1º, entram as políticas de habitação, de saneamento básico e de mobilidade urbana. No 2º, estão gestão interfederativa, cooperação e consórcios, gestão das regiões metropolitanas, controle social (gestão democrática das cidades), sistema nacional de desenvolvimento urbano e financiamento da PNDU. No 3º eixo, os temas são sustentabilidade ambiental e as emergências climáticas, a transformação digital e a segurança pública.

Os temas propostos vão desde as mudanças climáticas e a preparação das cidades para adequar suas estruturas; as respostas ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU), até a como promover a justiça social nas cidades.

Serviço:

Conferência Nacional das Cidades em Campinas

Dia: 7 de junho (sexta-feira)

Horário: 19h (início do credenciamento às 18h)

Local: Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Endereço: avenida Barão de Itapura, 1.481, Botafogo

Dia: 8 de junho (sábado)

Horário: das 8h às 18h

Local: Estação Cultura de Campinas

Endereço: praça Marechal Floriano Peixoto, Centro