Holambra recebe um dos maiores nomes da viola brasileira nesse domingo
Nesse domingo, dia 29 de outubro, apreciadores da música caipira terão em Holambra uma programação imperdível. A Orquestra de Viola da cidade se apresenta a partir das 9h, na Rua da Amizade (Rua Coberta), ao lado de um dos principais nomes do gênero em todo o país: Índio Cachoeira e Santarém. A entrada é gratuita.
O show dos cantores, parte da programação de aniversário do município, faz parte do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo. O projeto foi idealizado pelo músico e produtor Ricardo Vignini, que circula o Brasil com shows de música instrumental raiz e folk.
Índio Cachoeira é considerado um dos maiores violeiros do Brasil. O cantor, que fabrica o próprio instrumento, tem mais de 40 anos de carreira, já lançou CDs, DVD e se apresentou em diversas partes do país e até fora dele. Santarém já gravou LPs e, assim como o Índio Cachoeira, já teve outros parceiros de palco. No repertório da dupla, estão composições próprias baseadas nos pagodes e modas de violas, cururus, cateretês, além de clássicos do sertanejo raiz.
“Holambra tem a orquestra de viola, tem um movimento de viola muito interessante, então eu acho que vai ser bem interessante esta apresentação. Estamos com uma expectativa muito grande”, disse Índio Cachoeira.
A Orquestra de Viola Caipira de Holambra, formada em 2015 e comandada pelo músico Cristiano Scuciatto, vai dar o pontapé inicial nesta manhã sertaneja de domingo. A apresentação é uma edição especial do projeto Viola Café e Flores.
“O Índio Cachoeira é uma das maiores referências vivas da antiga geração de violeiros. Ele é extraordinário. As músicas dele hoje são estudadas na faculdade. Ele é um verdadeiro gênio”, exaltou o maestro. “Poder abrir um show dele é uma oportunidade ímpar, um grande privilégio. É algo que vai ficar marcado pro resto da vida”.
Para a diretora do departamento de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti, a apresentação da Orquestra e da dupla, como parte das comemorações do aniversário da cidade, reforça a importância que o prefeito Fernando Fiori de Godoy dá para a valorização das raízes culturais.
“Nossa orquestra é um marco da administração do Dr. Fernando. Ela nos enche de orgulho”, explica. “Para Holambra, receber dois ícones do gênero é um enorme privilégio. A cidade faz aniversário e os moradores ganham o presente”.
Matéria: ASCOM