Água é tema de encontro em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

aguaA Embrapa Meio Ambiente promove em 1° de junho a partir das 8h30 em seu auditório em Jaguariúna, SP evento alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Com o tema “Água: cuidar e preservar”, o encontro gratuito e aberto ao público, principalmente a estudantes de graduação e pós-graduação, além de extensionistas, tem o objetivo de apresentar as atividades em desenvolvimento nesta área pela Unidade de Pesquisa.

“Será uma oportunidade para aproximar a pesquisa da sociedade, mostrar o que fazemos pela água. O evento é gratuito e convidamos as universidades e outras instituições para participarem”, salienta o chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Morandi.

Na programação, após a abertura a ser feita por Morandi, será realizada uma mesa redonda sobre as “Diferentes maneiras de cuidar da água”, contemplando os projetos de pesquisa no tema Água da Embrapa Meio Ambiente, a serem apresentados pelo chefe adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento, Rodrigo Mendes. O pesquisador Ricardo Figueiredo vai falar sobre os “Efeitos do uso da terra sobre a qualidade da água – o caso dos Rios Camanducaia e Jaguari”. Como debatedor está convidado o especialista em conservação Henrique Bracale da The Nature Conservancy Brasil – TNC.

Após o término da mesa redonda haverá visita monitorada na qual serão demonstrados “o ciclo da água na natureza”; “bioindicadores para qualidade de água” e “avaliação ecotoxicológica da água”.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU por uma resolução de 15 de dezembro de 1972, com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi Ambiente Humano. Celebrado anualmente desde então no dia 5 de junho, catalisa a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente aqueles que dizem respeito à preservação ambiental. Nesta data, ocorrem diversos eventos no mundo todo. Palestras, campanhas educativas, documentários e encontros são realizados, em vários locais, com o propósito de despertar as pessoas para esta importante questão mundial.

Em celebração à data instituída pela ONU, o Brasil, por meio do Decreto nº 86.028 de 27 de maio de 1981, instituiu em todo o território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente, comemorada de 1 a 5 de junho.

Serviço

Mais informações sobre o evento e pré-inscrição podem ser feitas pelo telefone (19) 3311.2602 com Maria Cecília ou pelo email: cecilia.zitto@embrapa.br

Eliana Lima (MTb 22.047/SP)
Embrapa Meio Ambiente
meio-ambiente.imprensa@embrapa.br
Telefone: (19) 3311.2748

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Matéria: Cristina Tordin

 

Comentários