Alunos de Educação Física têm aula prática sobre inclusão paralímpica do esporte

Para mostrar que há diversidade nos esportes, os alunos do 7º semestre do curso de Educação Física se reuniram em aula que abordou a modalidade do esporte paralímpica chamada Goalball, jogo criado e voltado a pessoas com deficiência visual, sendo atletas cegos e com baixa visão. A aula aconteceu na última quinta-feira, 12, e foi coordenada pelo professor Artur Squarisi, que ministra a disciplina Esportes Adaptados.

Durante a aula prática, foram convidados três atletas com deficiência visual para a demonstração da modalidade, além de comentar sobre os esportes brasileiros atualmente. Segundo o professor Squarisi, a experiência faz parte do processo de ensino da disciplina, buscando aproximar o aluno da realidade. ​

“A maioria nunca teve a oportunidade de trabalhar com pessoas com deficiência. Desta forma, além da experiência prática da modalidade, também focamos na relação pessoal e na quebra de barreiras sociais que ainda existem”, relata o docente, e ainda explica que a intenção da aula é ajudar os estudantes a trabalhar com a inclusão social.

Essa atividade prática mostrou aos futuros profissionais a realidade de uma pessoa com deficiência e a plena capacidade dela de jogar e competir como qualquer outra pessoa. “Foi uma excelente oportunidade para nossos alunos que puderam conhecer de perto a realidade tanto da pessoa com deficiência visual quanto do jogo que será disputado nos Jogos Paralímpicos Rio 2016”, comenta Squarisi, que também já foi coordenador nacional da modalidade entre 2011 e 2014, período em que a seleção masculina consagrou-se campeã Parapanamericana em Guadalajara e vice-campeã em Londres 2012.

A modalidade de Goalball pode ser considerada a única verdadeiramente Paralímpica, já que foi criada pós Segunda Guerra Mundial para os lesionados dos campos de batalha que perderam a visão. O jogo consiste na marcação de gols através de uma bola com guizos dentro para facilitar sua localização, todas as demais são modalidades adaptadas dos já conhecidos esportes.

Matéria: Lucas Dal’Bó

 

Comentários