Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMC será realizada em Jaguariúna

Dia 16 de março é celebrado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. A data chama a atenção para a necessidade de ações que reduzam o impacto dessas mudanças sobre a Terra. O aumento da emissão de gases de efeito estufa (GEEs), como o dióxido de carbono (CO2), é considerado a principal causa do aquecimento global e das mudanças no clima.

Preocupada com essas questões, a Prefeitura de Itapira – através da SAMA (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente) – vem desenvolvendo inúmeras ações visando a mitigação do desprendimento desses gases. Conforme pontua Anderson Martelli, biólogo da SAMA somente nesse primeiro início de ano já foram plantadas e doadas aproximadamente 300 mudas de árvores nativas.

Ele também lembrou a ação do Comdema no fim do ano passado para compensar os gases emitidos pelo conselho e diversas outras ações da Prefeitura como vistoria da frota diesel municipal para reduzir as emissões de particulados e poluição, combate aos incêndios florestais em área urbana e rural pela Defesa Civil, manutenção dos parques lineares e ciclofaixas favorecendo o uso de bicicletas como transporte alternativo, disposição de forma correta dos resíduos sólidos domiciliares em um aterro sanitário que conta com um projeto inovador de canalização dos gases, coleta porta a porta em 100% do município, coleta seletiva de recicláveis realizada pela ASCORSI, edificações e equipamentos modernos e ecoeficientes com o uso de tecnologias eficientes como a iluminação a LED nas áreas de iluminação pública e a adesão de Itapira no Acordo Ambiental São Paulo, que tem como objetivo incentivar empresas, associações, municípios a assumirem compromissos voluntários de redução de emissão de gases de efeito estufa.

“Com o desenvolvimento destas ações, Itapira está engajada na redução das emissões e/ou sequestro dos gases estufa, seguindo os direcionamentos da Política Estadual, Nacional e Mundial das mudanças climáticas e beneficiando a qualidade de vida da população itapirense e região, servindo de exemplo para as demais cidades do Brasil e do mundo”, afirmam Martelli e José Aparecido Perentel Rostirola, secretário da SAMA.

 

 

Comentários