Casa de Vidro do Museu da Cidade recebe exposição inédita gratuita “Memórias do Império”
O público de Campinas e da região poderá ver, a partir desta terça-feira, 1º de agosto, a exposição “Memórias do Império”, na Casa de Vidro do Museu da Cidade, com entrada gratuita. A mostra reúne, de forma inédita, um conjunto de cerca de 110 peças dos séculos 18, 19 e 20, pertencente à coleção particular da EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, e está sendo apresentada, pela primeira vez, dentro das comemorações de 249 anos da cidade.
Idealizada e realizada pela farmacêutica, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Museu da Cidade, a exposição permanecerá aberta ao público de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h; e aos sábados, das 10h às 14h, até 23 de setembro.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, destacou a importância da iniciativa para a comunidade. “Receber uma exposição como essa mostra a sensibilidade de trazer cultura e história para a nossa cidade no ano que Campinas completa 249 anos. O campineiro vai poder mergulhar na vida cotidiana do regime imperial dos séculos 18, 19 e 20”, disse.
Uma apresentação para a Imprensa, na tarde desta terça-feira, contou com a presença da secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli; de Paulo César Garcez Marins, historiador, doutor em história social pela FFLCH/USP, livre-docente e chefe técnico de acervo e curadoria do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga); e de Josemara Quirino Tsuruoka, do Marketing Institucional da EMS. Eles concederam entrevista no local.
“É uma honra receber a exposição que começa em nossa cidade e que tem a conexão com a Região Metropolitana, onde a EMS está instalada, e depois vai circular pelo País. Estamos muito lisonjeados em poder mostrar esse tesouro do Brasil Império ao público e também aos estudantes de escolas públicas, da rede particular e demais grupos interessados”, ressaltou a secretária Alexandra Caprioli.
Estudantes de escolas municipais, estaduais, privadas e grupos interessados terão acesso à mostra por meio do serviço de agendamento prévio pelo e-mail museudacidade@campinas.sp.gov.br.
Acesso ao conhecimento
Organizada para as comemorações do Bicentenário da Independência, a coleção reúne diversos tipos de objetos ligados ao cotidiano monárquico e à construção da imagem dos monarcas no Brasil e no exterior. Os visitantes vão se deparar com telas a óleo, esculturas, gravuras, objetos decorativos e da vida cotidiana, mobília e armaria dos séculos 18, 19 e 20, além de outros relacionados à memória da independência.
A exposição tem a curadoria de Paulo César Garcez Marins, chefe técnico de acervo e curadoria do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga). “A mostra também exibe um conjunto notável de objetos encomendados ou recebidos pelos monarcas para seu próprio uso, que foram utilizados em palácios nas cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis”, adiantou o curador.
De acordo com Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, a iniciativa foi idealizada a partir da experiência da EMS de patrocínio, entre 2019 e 2022, do projeto de revitalização e ampliação, em São Paulo, do Museu do Ipiranga, que foi reinaugurado e reaberto ao público em 7 de setembro do ano passado, marcando a celebração do Bicentenário da Independência do Brasil.
A mostra em Campinas é uma forma de dar acesso ao conhecimento sobre a história de um período importante do Brasil e uma oportunidade para a população de fora da capital paulista mergulhar na vida cotidiana e nas imagens do regime imperial do século XIX.
“A exposição é um presente da EMS à população de Campinas e macrorregião, onde a EMS está instalada; uma forma de também festejar o aniversário da cidade. No fundo, é uma comprovação de como nós, da EMS, nos envolvemos emocionalmente com a experiência de trazer de volta para a população o Museu do Ipiranga e tudo o que ele representa, incluindo os tantos sentimentos positivos que tem despertado nos visitantes desde que foi reaberto”, disse o executivo.
Público
Dentro do amplo espaço cultural municipal conhecido como Casa de Vidro, que teve investimentos da empresa em reformas e adequações para receber a mostra “Memórias do Império”, estudantes, adultos e famílias terão a oportunidade de revisitar a história pelos módulos expositivos do acervo.
“A Casa de Vidro é um cenário que consideramos interessante pelo fato de sua arquitetura moderna contrastar com o acervo da exposição, composto por relíquias de séculos passados”, afirmou executivo da EMS. De acordo com Marcus Sanchez, será uma oportunidade também de prestigiar os patrimônios locais, como o Museu da Cidade, que fica anexo ao edifício moderno.
EMS e museus
Desde 2013, a EMS é patrocinadora do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. Além disso, a farmacêutica patrocina o Museu do Ipiranga. A EMS apoiou o Museu de Arte de São Paulo (MASP), em 2021 e 2022, e é parceira do Museu do Futebol pelo quarto ano consecutivo. É apoiadora do Museu do Amanhã desde 2021, quando foi também patrocinadora do Museu Judaico e da edição online da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, em uma ação com o Museu Oscar Niemeyer (MON). Desde 2022, o MON tem o patrocínio da EMS.
A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 17 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 59 anos de história e mais de seis mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina.
Na região de Campinas, a empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna e em Hortolândia, onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos.
A farmacêutica exporta para 55 países e mantém um histórico de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas, dentro e fora do Brasil, como uma forma concreta de promover saúde e qualidade de vida.
Serviço
Exposição “Memórias do Império”
Patrocínio: farmacêutica EMS
Entrada gratuita
Local: Casa de Vidro – Museu da Cidade, acesso ao segundo andar por meio da entrada superior externa ao edifício
Endereço: avenida Dr. Heitor Penteado, 2.145, Parque Taquaral, Campinas
Período de visitação: 1°/08 a 23/09/2023
Horários: de terça a sexta feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h; aos sábados, das 10h às 14h
Agendamento: escolas públicas, privadas e grupos interessados devem agendar visita pelo e-mail museudacidade@campinas.sp.gov.br