Casa do Adolescente é inaugurada em Jaguariúna

A Casa do Adolescente foi inaugurada nesta quarta-feira, dia 29 de junho, no Parque Menegon, bairro do São José, em Jaguariúna. O projeto para atendimento de pessoas de 11 a 24 anos, tem participação da Faculdade de Jaguariúna (FAJ) e da Escola das Artes, que fornecerão profissionais e material para os cursos técnicos e artísticos.  A implementação está sendo feita em uma ação conjunta entre as secretarias de Educação, Turismo e Cultura e Saúde municipais.

O projeto quer ser referência no atendimento e contará com médicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais, além de instalações que incluem consultórios, salas para cursos técnicos, salas para terapia e até um estúdio de música. O serviço terá a interação dos próprios jovens que participarão ativamente das atividades e monitoria.

A ideia é atrair os jovens com atividades relacionadas à sua gama de interesses, como ensaios de bandas de música, teatro e dança e aproximá-los dos profissionais que farão palestras educativas e prestarão atendimento.  No espaço será oferecido um atendimento integral e multidisciplinar em relação a temas como sexualidade, gravidez precoce, drogas, mercado de trabalho, relacionamento familiar, entre outros.

As atividades realizadas no prédio da Casa do Adolescente serão descentralizadas e realizadas simultaneamente nas escolas municipais da cidade. A previsão é que até dezembro todas as escolas tenham programas de orientação juvenil, com dinâmica, reflexões e intervalos culturais.

Segundo dados da Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância -, no Brasil a cada 19 minutos, uma menina entre 10 e 14 anos se torna mãe; só no estado de São Paulo, uma adolescente fica grávida a cada três horas, de acordo com a Secretaria de Saúde. As Casas do Adolescente estão entre as iniciativas que visam diminuir esses índices.

“Os jovens precisam de um espaço de acolhimento, ocupar as praças e ter um local para manifestarem sua arte. Jaguariúna abrigar a casa em um parque como esse é um exemplo para o Brasil”, afirmou Albertina Duarte, coordenadora do Programa Estadual do Adolescente da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.  Ao todo existem 32 casas de adolescentes no estado.

Os interessados em participar podem efetuar a inscrição  no horário ampliado das 9h às 21h, no período de 30 de junho a 15 de julho.

Matéria: Faculdade de Jaguariúna

 

Comentários