Caveanha costura apoio de 12 partidos para a eleição

As conversas e reuniões entre os dirigentes municipais dos partidos políticos já está se encerrando e os apoios já estão se delineando para a campanha eleitoral para o Executivo e Legislativo municipal, que no dia 2 de outubro irá eleger os seus representantes.

O PTB, partido do atual prefeito Walter Caveanha, costura uma ampla coligação com outros 12 partidos para a campanha de reeleição do prefeito de Mogi Guaçu. São três partidos a mais do que a coligação “Unidos por Mogi Guaçu” de Caveanha em 2012, quando venceu o pleito com um grupo formado por oito partidos, garantindo assim a confiança de 36.647 eleitores.

Em 2012 o atual prefeito recebeu o apoio, além do seu partido o PTB, do PDT, PMDB, PSL, PTN, PPS, PTC, PSB e PTdoB. Para o pleito deste ano deverão formar a coligação junto a Caveanha o PCdoB, PTC, PSC, PR, PSB, PPS, PSL, PSDB, Rede, PSDC, PROS e PEN.

Essas siglas se reunirão neste sábado, 23, às 14h, em um espaço de festas, no Guaçu Parque Real, para a realização simultaneamente da convenção dos 13 partidos. Além disso, eles irão discutir como será feita a formação da coligação e o nome que ela deverá receber.

Na corrida

O empresário, Marcos Antonio, que já lançou a sua pré-candidatura a prefeito deverá ter o apoio de sete siglas, além do seu partido o PSD. É a segunda vez que o empresário pretende adentrar em uma disputa para o Executivo Municipal.

Em 2012, Marcos Antonio formou a coligação “Mogi Guaçu – Esta mudança inclui você”, na época o empresário era filiado ao PT e recebeu o apoio do PR, PSDC, PRTB, PHS, PRP e PPL. Ao final do pleito Marcos Antonio contabilizou 20.661 votos, ficando em segundo lugar na disputa que elegeu Caveanha.

Já para o pleito deste ano somente uma sigla que apoiou o empresário em 2012 permanece que é o PRP. Os demais partidos que deverão compor a coligação em torno do nome de Marcos Antonio são PMDB, PDT, PTN, PV, SD e PP. A convenção que deverá confirmar os apoios e os nomes para o pleito está marcado para acontecer no próximo dia 30.

O Psol de Mogi Guaçu também irá lançar candidatos para o Executivo e Legislativo este ano. É o único partido que deverá ter uma chapa pura sem coligações e com o nome de uma mulher como vice na chapa majoritária.

A convenção do Psol acontecerá neste domingo, 24, às 10h, Câmara Municipal de Vereadores de Mogi Guaçu. Na ocasião deverá ser ratificado a pré-candidatura a prefeito do professor André Luiz e sua pré-candidata a vice, a professora Sueli Barzon.
O vereador Alexandro de Araújo, o Alex Tailândia, deverá receber apoio para a sua pré-candidatura de outros dois partidos que são o DEM e PMB, além é claro do partido do vereador que é o PRB.

A convenção que irá discutir a coligação em torno do nome de Alex Tailândia acontecerá dia 28, às 20h, na Câmara Municipal.

Convenções e campanha

Os partidos e seus filiados devem ficar atentos ao calendário eleitoral organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As siglas tem do dia 20 deste mês até o dia 5 de agosto para a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador.

Após esse período os partidos políticos e coligações tem até o dia 15 de agosto políticos para apresentarem no cartório eleitoral competente, até as 19 horas, o requerimento de registro de candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador.

No dia 16 de agosto se inicia a campanha eleitoral de 2016, que terá a duração de 45 dias. Dia 1º de outubro será o último dia de campanha antes do pleito.

Matéria: Fábio Alcântara Lima

 

Comentários