Cerimônia de Matrícula oficializa a participação de 50 atiradores no Tiro de Guerra de Itapira

No último sábado, 16, ocorreu cerimônia de matrícula dos 50 atiradores do Tiro de Guerra de Itapira, marcando formalmente o início de seu compromisso com a unidade militar. Este evento, uma tradição do Exército Brasileiro, não apenas celebra a adesão dos jovens às atividades, que começaram em 1º de março, mas também proporciona um momento de orgulho para as famílias presentes, que testemunham seus entes queridos receberem seus uniformes e insígnias.

O prefeito Toninho Bellini, que também ocupa o cargo de diretor do TG de Itapira, conduziu a entrega simbólica do uniforme ao atirador mais jovem, expressando sua profunda emoção ao vê-los uniformizados no local, que está recebendo os toques finais para acomodá-los. “Ao ver os atiradores atravessando este portão, fui tomado por uma emoção indescritível. Estou certo de que nosso Tiro de Guerra será um local de aprendizado valioso para nossos jovens”, afirmou.

Em seu discurso, o Chefe de Instrução, Sargento Márcio Antônio Lawisch, destacou a importância da cerimônia, enfatizando que a unidade do exército será uma extensão dos valores familiares. “Nosso compromisso é orientar os atiradores no caminho do civismo, da cidadania e do patriotismo, reforçando os ensinamentos que já são transmitidos por suas famílias. Os portões do Tiro de Guerra de Itapira estarão sempre abertos para que as famílias possam nos visitar.” Além disso, enfatizou que os atiradores estarão disponíveis para contribuir com serviços e demandas sociais que possam surgir no município.

As atividades de instrução estão programadas de segunda a sábado, das 06h00 às 08h00, e incluem uma variedade de treinamentos específicos das Forças Armadas, como exercícios físicos militares, marchas, acampamentos, instruções de armamento e tiro, camuflagem, primeiros socorros e prevenção e combate a incêndios, entre outros.

A cerimônia oficial de inauguração da unidade do Tiro de Guerra de Itapira está prevista para acontecer em breve, marcando um novo capítulo na história local e fortalecendo os laços entre a comunidade e as forças de defesa.