CEUA da Embrapa Meio Ambiente realiza curso sobre peixes como modelos experimentais

A Comissão de Ética para o Uso Animal (CEUA) da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) promove o treinamento “peixes como modelos experimentais”, com Francisco Tadeu Rantin, Professor Emérito do Departamento de Ciências Fisiológicas da UFSCar, na Unidade, na quarta-feira, dia 11 de maio. A coordenação do curso está a cargo de Ana Lúcia Marigo, analista, Katia de Jesus e Vera Lúcia de Castro, pesquisadoras da Unidade.

O treinamento faz parte de um ciclo de eventos promovido pela CEUA para atualização da equipe interna em atendimento ao requisito da Lei no 11.794 (de 8 de outubro de 2008), que estabelece procedimentos para uso animal para experimentação e ensino. Conhecida como Lei Arouca, recomenda atualização e treinamento dos envolvidos nas atividades com animais, evidenciado por meio de treinamentos anuais nessa área de conhecimento.

Conforme a pesquisadora Vera Castro, “a utilização de peixes para experimentação e estudos bioquímicos, dentre outros parâmetros, tem sido muito utilizados enquanto modelos experimentais e os resultados das pesquisas na área são cada vez mais promissores”.

Visando atender o compromisso da Embrapa Meio Ambiente com o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), ligado ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), o treinamento tratará de tópicos atuais como o uso de peixe como modelo experimental de adaptação ao ambiente, e ainda, como modelo experimental em toxicologia aquática e contaminantes ambientais e sob efeitos das mudanças climáticas.

O treinamento abre a possibilidade da realização de estudos futuros com aplicação para diversos setores do agronegócio visando comprovar e ampliar os resultados científicos em temas atuais e cobrir eventuais lacunas em ecotoxicologia, fisiologia e gestão ambiental. O curso terá a duração de 8 horas e os participantes serão certificados.

Foram reservadas 20 vagas para inscrição de público externo. O treinamento é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo email: cnpma.ceua@embrapa.br

 Sobre o palestrante

O Prof. Tadeu tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase nos seguintes temas: temperatura, aclimatação e tolerância térmica, metabolismo. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais/UFSCar, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia (2004-2006) e Presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia (2006-2008). É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Fisiologia Comparada (INCT-FC), Conselheiro do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – Concea, representando a Federação de Sociedades de Biologia Experimental – FeSBE.

Serviço

Local: Auditório Prédio da Pesquisa – Embrapa Meio Ambiente – Jaguariúna/SP, Rodovia SP 340, km 127.5

Data: 11 de Maio de 2016

Carga horária: 8h

Início: 8h30h.

 Matéria: Cristina Tordin

IMG_20160420_084645

Foto: Ana Lúcia Marigo

  

Comentários