CONSEG prepara eleição de sua nova diretoria

O CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança – de Jaguariúna prepara a eleição de sua nova diretoria e anunciou os requisitos necessários para que os interessados possam se candidatar. Conforme o atual presidente do Conselho, 2º Tenente PM Reserva Marcos Viotto, os interessados devem ter participado de pelo menos três reuniões do CONSEG até a data de 14 de fevereiro último.

Além disso, não podem estar respondendo ou já ter respondido a processo criminal, civil ou eleitoral. Os interessados em participar do processo eletivo devem atentar ao que foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15 de janeiro de 2019.

Marcos Miotto lembrou ainda que as chapas formadas devem ser apresentadas na próxima reunião do Conselho, que acontecerá na segunda quinzena de março, em data a ser definida. A nova diretoria será escolhida na reunião de abril, assumindo suas funções na primeira reunião de maio.

Os interessados em concorrer devem procurar os atuais integrantes da diretoria ou os membros natos da Polícia Civil ou Polícia Militar.  A Polícia Municipal de Jaguariúna, enquanto força de segurança, também ocupa uma cadeira no CONSEG, onde o mandato é de dois anos e tem como função básica discutir e opinar sobre soluções para os problemas de segurança pública em Jaguariúna.

O que é um CONSEG?

A definição de CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança), se encaixa perfeitamente à orientação do Artigo 144 da Constituição Federal do Brasil, quando diz que a preservação da ordem pública é dever do Estado, porém, direito e responsabilidade de todos. Contudo, a ideia do Conselho Comunitário de Segurança surgiu para criar um espaço onde todos poderiam se reunir e pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, tranquilidade e insalubridade da comunidade, orientados pela FILOSOFIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA.

O Conselho Comunitário de Segurança é uma entidade de apoio às polícias estadual. Em outras palavras, são grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar, e acompanhar as soluções de seus problemas, o qual se reflete na segurança pública. São meios de estreitar a relação entre comunidade e polícia, e fazer com que estas cooperem entre si.

Cada CONSEG realiza reuniões ordinárias mensais, normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual. A Secretaria da Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do Distrito Policial.

Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

Fonte para consulta: http://www.conseg.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=4 – Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária – Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.

—–

Matéria: ASCOM –  Foto: Divulgação/CONSEG Jaguariúna

 

Comentários