Dia do Meio Ambiente é comemorado em Engenheiro Coelho

O Dia Mundial do Meio Ambiente trouxe ao Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Engenheiro Coelho, no último dia 5 de junho, alunos e professores da escola José Belarmino Sobrinho, da cidade de Ubatuba, localizada no litoral norte de São Paulo. Uma ação em parceria com as duas instituições, com o objetivo de valorizar a data especial e incentivar nos alunos em formação, a valorização da natureza e o cuidado com o meio ambiente.

Os alunos da escola de Ubatuba desenvolvem um projeto de valorização e proteção ao meio ambiente, especialmente fazendo semeadura e replantio da palmeira Juçara, nativa da Mata Atlântica e por tanto tempo sofrendo degradação em decorrência da exploração imobiliária e extrativismo clandestino.

O projeto “Palmeira Juçara, a árvore da minha vida” foi idealizado pelo Professor Israel Paulo dos Santos, de Língua Portuguesa, com o objetivo de incentivar os alunos a cuidar do ambiente em que vivem, já que a escola fica localizada próxima ao Parque Estadual da Serra do Mar.

Os alunos têm parte ativa no projeto, ajudando desde a semeadura ao replantio da palmeira e de outras espécies nativas da Mata Atlântica. “O interessante é levá-los a entender a preservação da palmeira juçara. Conviver no meio ambiente com sustentabilidade” – comenta o professor Israel, idealizador do projeto.

O projeto tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba, na pessoa do Prefeito Sato e da Secretaria Municipal de Educação na pessoa do Professor Hélio de Paula. E nessa ocasião, os alunos vierem participar de uma ação conjunta no campus, já que o mesmo está também localizado em um ambiente agradável junto à natureza. Os estudantes puderam plantar nas dependências do campus mais de dez espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, incluindo ingá, ipê roxo, canela noz-moscada, cedro, cambuci, cambucá e outras, além da palmeira juçara.

O diretor acadêmico do campus, Professor Doutor Afonso Ligório Cardoso comentou a relevância do projeto, “É importante que esse dia não seja apenas um dia de festa, mas que realmente envolva o aluno, colocando a mão na massa, fazendo o plantio e se conscientizando na preservação do Meio Ambiente”.

Para os alunos, a ação serviu como lembrança do valor que o meio ambiente tem e ainda lembraram os deveres que tem em cuidar do planeta. O estudante Heron Félix fala como é bom que eles participem de ações assim: “Isso pode ajudar muito em nossa vida, pois estamos ajudando a cuidar do meio ambiente”.

O dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pala ONU (Organização das Nações Unidas), em 1972 e foi feito para sensibilizar a opinião pública e ajudar as pessoas a valorizarem o meio ambiente. Esse ano leva o tema “Conectando as pessoas à natureza”.

Na ocasião, estiveram presentes no evento, além de estudantes do Ensino Fundamental II e alunos do curso de Agronomia, professores e representantes da Secretaria do Meio Ambiente da cidade, o Sr. Gesiel Pereira, diretor do Meio Ambiente e o Sr. Manoel Pereira (Manoelzinho), coordenador de transportes da Secretaria da Saúde.

Matéria: ASCOM

 

Comentários