Dia Internacional da Mulher: meninas buscam futuro profissional nas pistas

Conheça três competidoras que tentam chegar ao topo do esporte a motor

 

Um olhar mais atento às competições do automobilismo no Brasil percebe com nitidez a presença cada vez maior das mulheres neste universo. Babi Rodrigues, chefe da Hot Car, fez história em 2022 ao ser a primeira mulher a comandar uma equipe a triunfar na Stock Car Pro Series. Já as engenheiras como Rachel Loh (equipe A.Mattheis Ipiranga Racing) e Erika Prado (Cavaleiro Sports) se destacam na sua atuação na principal categoria brasileira. Atualmente, muitas outras profissionais atuam nos bastidores da competição, seja na imprensa, marketing, relações públicas, gestão, atendimento e produção.
Nesta quarta-feira, 8 de março, o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher e lembra os desafios e conquistas do movimento que, no último século, vem revolucionando e tornando a sociedade mais igualitária. Assim como nas demais áreas, as mulheres têm comemorado muitas conquistas no esporte, abrindo horizontes nos gramados, nas quadras e também nas pistas.
Reflexo disso são as pilotas que já foram anunciadas para acelerar na temporada 2023. Na Stock Series, categoria de acesso à Stock Car, Bruna Tomaselli está confirmada para defender a equipe gaúcha Motortech. A catarinense de 25 anos volta a acelerar no Brasil depois de correr nos dois últimos anos na W Series, competição de grid exclusivamente feminino que teve como palco várias pistas do Mundial de Fórmula 1.
Já no BRB Fórmula 4 Brasil, nova categoria-escola projetada pela FIA que estreou no país em 2022, o talento feminino agora é representado por duas meninas: Rafaela Ferreira, também catarinense, de 17 anos; e Cecília Rabelo, mineira radicada em São Paulo, de apenas 15. No ano passado, a brasileira nascida na Bélgica Aurélia Nobels, 16, acelerou na F-4 brasileira e alcançou o destaque máximo ao vencer a seletiva FIA Girls on Track — Rising Stars. Como prêmio, Nobels conquistou uma vaga na cobiçada Ferrari Driver Academy a partir de 2023, refletindo a força da ainda nascente Fórmula 4 brasileira.

Uma nova referência — Assim como Bia Figueiredo foi e segue sendo um exemplo para muitas mulheres que buscam pavimentar sua própria estrada rumo ao sucesso, Bruna Tomaselli é uma referência para a nova geração. Entre 2021 e 2022, a competidora de 25 anos nascida e residente até hoje em Caibi (SC), correu nos dois últimos anos na W Series, tendo conquistado dois top-5 neste período. Mas sua carreira começou bem antes, passando pela antiga Fórmula 4 Sul-Americana e pelo Road to Indy, na antiga USF2000. Tomaselli também já acelerou na Porsche Cup e no Endurance Brasil, sendo a primeira mulher a vencer uma prova na competição, em 2020, na classe P3.
“Eu me orgulho de representar as mulheres e servir de exemplo para várias delas, assim como eu também me inspirei em outras competidoras, como a Bia Figueiredo e a americana Danica Patrick. É muito importante ter mais mulheres nas nossas categorias. É fundamental que todas nós possamos estar em ação, competindo, e também mostrando todo o nosso poder”, disse a nova pilota da Stock Series.

A nova geração ‘Girl Power’ — Rafaela Ferreira é natural de Criciúma (SC) e possui uma trajetória especial no kartismo, com títulos em Santa Catarina e resultados importantes. E Cecília Rabelo, nascida em Varginha (MG), iniciou sua carreira muito recentemente, no ano passado, mas em 2023 já ascenderá à F-4, uma das principais categorias do automobilismo brasileiro.
“Passei por todas as categorias do kart até chegar na Graduados”, diz Rafaela, ou simplesmente “Rafa”. Entre suas façanhas, que incluem vários títulos, ela é a primeira mulher a marcar a pole position na Copa Brasil de Kart. “Já em seu ano de estreia, a Fórmula 4 já cumpriu o propósito de sua criação: preparar os pilotos para seguirem carreira no automobilismo. Estou muito feliz de fazer parte dessa categoria, ainda mais sendo uma das duas meninas no grid. Vou trabalhar duro para trazer esse título pra casa”, avisa.
Igualmente jovem, Cecília Rabelo teve um crescimento meteórico nas pistas. Em apenas um ano a mineira passou do kart para os monopostos, justamente na F-4. “Nunca me passou pela cabeça participar de uma competição de nível tão alto, mas como meu sonho é seguir carreira no automobilismo, então decidimos ingressar na categoria”, completa.
Agora, a competidora terá pela frente o maior desafio da carreira. “Com certeza vai ser um ano de muito aprendizado. Acredito que, dentro da pista, não tem essa de ser menino ou menina. São todos pilotos que vão disputar a mesma freada. Quando eu visto o capacete, não existe essa diferença, todos são pilotos que estão ali para competir”, comentou.
As estreias de Rafa Ferreira e Cecília Rabelo no BRB Fórmula 4 Brasil e de Bruna Tomaselli na Stock Series já têm data marcada. As duas categorias abrirão a temporada no fim de semana de 23 de abril, no mais importante palco do esporte a motor no país, o Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Bruna Tomaselli
Idade: 25 anos (18/09/1997)
Naturalidade: Caibi (SC)
Status: estreante na Stock Series
Número: 97
Destaques na carreira: Correu na W Series em 2021 e 2022 (melhor resultado, dois top-5), Endurance Brasil em 2020 (vitória na categoria P3), USF 2000 entre 2017 e 2019, F4 Sul-americana em 2015, 2016 e 2018 (cinco pódios)
Equipe na Stock Series
Motortech Competições
Sede: Caxias do Sul (RS)
Chefe de equipe: Adilson Morari

Rafaela Ferreira
Idade: 17 anos (18/04/2005)
Naturalidade: Criciúma (SC)
Status: estreante no BRB Fórmula 4 Brasil
Número: 18
Destaques na carreira: Em 2022 primeira mulher pole position na Copa Brasil de Kart (Categoria F4 Graduados A), 4º lugar no Brasileiro de Kart, categoria Graduados A, sexta colocada da competição na classe OK FIA. Premiada por desempenho por ter sido a melhor colocada entre 15 e 18 anos com teste no carro da Fórmula 4 Brasil; campeã sul-catarinense de kart em 2020.
Equipe no BRB Fórmula 4 Brasil: a definir

Cecilia Rabelo
Idade: 15 anos (29/11/2007)
Naturalidade: Varginha (MG)
Status: estreante no BRB Fórmula 4 Brasil
Número: 98
Destaques na carreira: Presença em campeonatos de kart nas categorias Rotax Max e Sprinter, participação na oitava etapa da temporada 2022 da Fórmula Delta, em Goiânia
Equipe no BRB Fórmula 4 Brasil: a definir