Dia Nacional da Saúde e Nutrição

Confira dicas de como ter uma vida mais saudável

O Dia Nacional da Saúde e Nutrição é comemorado no dia 31 de março e foi criado em 2004 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A data tem o intuito de conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação.

Uma nutrição adequada reflete na qualidade de vida e no bem-estar de qualquer pessoa. A OMS recomenda que os governos formulem diretrizes nacionais sobre alimentação e nutrição, promovendo bons hábitos alimentares, boas condições de saúde e o progresso científico.

Mas, individualmente, também devemos cuidar da nossa saúde no dia a dia. A data serve como um momento de reflexão e ponto de partida para adotarmos novos hábitos. Por isso, abaixo listamos algumas dicas para te ajudar a ter uma vida mais saudável:

 

  • Opte por uma alimentação natural e equilibrada

Boa parte de nossos problemas de saúde está relacionada à má alimentação. Para viver com mais qualidade, dê sempre preferência a alimentos frescos, integrais e pratos coloridos, que são capazes de oferecer vitaminas e minerais necessários para o nosso corpo. Consuma mais frutas, verduras e legumes no cotidiano, de preferência, orgânicos e naturais, que são livres de agrotóxicos. Evite alimentos processados, produtos industrializados, frituras, açúcares e sódio em excesso.

 

  • Beba bastante água diariamente

Aproximadamente dois terços de nosso corpo são compostos por água. Ela é fundamental para o transporte de nutrientes e oxigênio e auxilia na produção de energia. Além disso, ela ajuda a se sentir mais disposto e faz bem para a voz. Por isso, o consumo ideal para uma pessoa saudável fica entre 1,5 a 2 litros de água por dia.

 

  • Reduza ou evite o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro

O alcoolismo e o tabagismo são fatores de risco para o desenvolvimento de câncer e diversas outras enfermidades, assim como complicações no pulmão, coração e fígado, em pessoas acima de 60 anos. O excesso de álcool e cigarro interfere na nutrição, já que os elementos presentes podem diminuir a defesa imunológica e, até mesmo, promover um aproveitamento nutricional dos alimentos menor.

A redução do consumo de álcool e do cigarro melhora a saúde emocional, fortalece a função cardíaca e reduz o risco de doenças crônicas.

 

  • Faça exercícios físicos regulares

A atividade física, quando feita regularmente, ajuda a manter o corpo saudável e ajuda na prevenção de várias doenças. Além disso, controla a pressão arterial, aumenta a força muscular, melhora a qualidade do sono, controla o peso, melhora a qualidade da respiração, melhora a flexibilidade e aumenta a sensação de felicidade e bem-estar.

Existem vários tipos de exercícios físicos para todos os gostos e que podem ser facilmente inseridos na rotina, então é só escolher o que mais agrada.

 

  • Durma pelo menos 8h por dia

O sono é o momento em que o organismo exerce suas principais funções restauradoras do corpo, como reparo de tecidos, crescimento muscular e síntese de proteínas. Esse é o momento de regular o metabolismo e repor as energias, o que é necessário para manter o corpo e a mente saudáveis. Dormir poucas horas pode aumentar o nível de estresse e promover falta de memória, atenção e concentração.

Para que a pessoa acorde descansada e com bastante energia, o ideal são entre 6 a 8 horas de sono por dia.

 

  • Faça exames preventivos e consulte sempre o seu médico

O acompanhamento preventivo da saúde é importante para o envelhecimento com qualidade e longevidade. É fundamental um check up anual capaz de identificar, prevenir e tratar doenças assintomáticas ou com leves sintomas, junto com médicos de confiança.

Outra forma de prevenir doenças é por meio de testes genéticos, como o meuDNA Saúde, que identifica predisposição genética que pode aumentar o risco ao desenvolvimento de doenças, como câncer de mama, ovário, próstata, colorretal, pele (melanoma) e endométrio, além de doenças como triglicerídeos altos, colesterol alto, doença de Wilson, diabetes monogênica e deficiência de alfa-1-antitripsina. Com ele, é possível pensar em formas de melhorar a saúde e a rotina, antes mesmo de a doença se desenvolver.

 

  • Dedique tempo para fazer o que gosta

Fazer o que gosta, dedicar tempo a hobbies, socializar, rir, namorar, conhecer novos lugares são algumas das coisas que liberam ocitocina, que é um hormônio que promove bons sentimentos para o corpo, porque reduz a tensão arterial e o estresse e ajuda a regular as emoções. A ocitocina é a chave para a felicidade, melhora a qualidade de vida e o bem-estar físico e emocional.

 

 

Comentários