Em menos de uma semana, Mata Ciliar recebe dois animais atropelados em Jundiaí

Sinal amarelo para os atropelamentos de fauna silvestre na região. Em seis dias, o Cras da Mata Ciliar recebeu dois animais atropelados em vias públicas de Jundiaí, uma seriema que foi atingida próximo da Serra do Japi e chegou no dia 15, e um filhote de capivara, atropelada na região do Jardim Fepasa e entregue pela Guarda Municipal Ambiental na última terça-feira (20).

Após as análises de nossa equipe, foi constatado que a seriema está sem problemas graves evidentes, porém, ela anda mancando e, por isso, exames complementados serão realizados. Já o filhote de capivara chegou extremamente debilitado, com escoriações no rosto e se arrastando pelos membros dorsais. Assim, foi feito uma radiografia que confirmou o deslocamento de sua coluna, afetando diretamente os membros.

“Ela até sente as pernas, mas não consegue movimentá-las. Nós iniciamos um tratamento com medicação para ajudar na dor e vamos realizar novos exames para verificar a possibilidade de uma cirurgia”, completa Giulianna Devechi, médica veterinária da Mata Ciliar.

Cabe ao motorista sempre estar atento ao movimento de animais na pista, considerando que a nossa região está localizada em meio a importantes remanescentes naturais.

O município de Jundiaí possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres.

 

MATA CILIAR

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.

Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.