Festival de ginástica rítmica inspirado na arte circense reúne mais de 700 pessoas na Praça Pádua Salles

Com o tema Respeitável Público, o Circo Chegou”, evento marcou o encerramento do segundo ano do projeto Ginástica Rítmica – Formando Cidadãos
Cores, arte, esporte, diversão e muita magia invadiram a Praça Pádua Salles, em Amparo (SP), na noite do último sábado (8) durante a realização do festival de ginástica rítmica Respeitável Público, o Circo Chegou.
O evento, que contou com a presença de mais de 700 pessoas, marcou o encerramento do segundo ano de atividades do projeto social Ginástica Rítmica – Formando Cidadãos na cidade. A ação teve como objetivo proporcionar aos 160 alunos dos três diferentes núcleos do projeto a oportunidade de vivenciar as emoções e aprendizados das apresentações ao público.
Com figurinos, cenário e trilha sonora inspirados na arte circense, o festival encantou a todos os presentes.
Camila Fantini, mãe da aluna Letícia Maria Fantini, de 6 anos, esteve presente no evento para prestigiar a filha e fez questão de elogiar a iniciativa. “Agradecemos a todos os envolvidos neste projeto maravilhoso e de grande incentivo, pelo cuidado na formação das crianças, pelo carinho e dedicação”, disse.
“Gostaria de expressar minha profunda gratidão a todos os presentes por compartilharem este momento especial conosco. Quero parabenizar e agradecer imensamente a toda a equipe pelo seu empenho e dedicação incansável. Sem o trabalho árduo de cada colaborador, nada disso seria possível. Também quero enaltecer as nossas alunas, que se dedicam com tanto entusiasmo e disciplina, superando desafios e mostrando um espírito de verdadeira equipe. Este projeto é uma prova do que podemos alcançar juntos, e estou extremamente orgulhosa de cada um de vocês”, ressaltou a coordenadora do projeto, Joseane Azevedo.
Realizado pela Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, o projeto estimula a prática esportiva da modalidade de forma saudável e divertida, utilizando a ginástica como ferramenta de inclusão e responsabilidade social, promovendo a integração e o enriquecimento da cultura esportiva de crianças e adolescentes.
“Realizamos hoje um lindo festival para os alunos que atendemos durante os últimos 12 meses na cidade de Amparo. O sentimento é de gratidão ao vermos os sorrisos e a evolução de nossos pequenos ginastas. Agradecemos às famílias, não apenas pela presença no evento, mas pela confiança, apoio e incentivo ao longo do último ano. A sensação é de missão cumprida: mais do que formar atletas, estamos formando cidadãos”, afirmou o presidente da Fábrica e idealizador do projeto, Bruno Wellington.
O projeto

Realizado em Amparo desde 2022, o projeto Ginástica Rítmica – Formando Cidadãos oferece aulas gratuitas da modalidade para 160 crianças e adolescentes em três diferentes núcleos: Educandário Nossa Senhora do Amparo, Creche São Cristóvão e Amparo Atlético Clube.
Todos os alunos recebem kits com uniformes completos para a prática do esporte com collant, shorts e agasalho, além de lanches ao final das atividades. As aulas têm uma hora de duração e acontecem três vezes por semana.
Em seu primeiro ano de atividade, o projeto atendeu 160 alunos em dois núcleos: Floresta Atlético Clube e Creche São Cristóvão.
Realização

O projeto Ginástica Rítmica – Formando Cidadãos é uma realização da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, através da Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Esporte, do Governo do Estado de São Paulo, e tem patrocínio da Ypê (Química Amparo), Fernandez Indústria de Papel e HTM, além de apoio do Supermercado Guarani.
Sobre a Ypê

Marca líder em importantes categorias no segmento de limpeza do Brasil, a Ypê tem uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais cinco unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO), e Itapissuma (PE). Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira, com mais de 7.000 colaboradores. A empresa é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, uma iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, e reconhecida como Empresa Pró-Ética 2020-2021 pela Controladoria Geral da União (CGU). Exporta para mais de 10 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio e ainda detém as marcas Atol, Assolan, Tixan, Perfex, Flor de Ypê e Action Ypê.
Fernandez Indústria de Papel

Nós somos a Fernandez S/A, uma indústria de papel, chapas e caixas, situada na cidade de Amparo, no interior de São Paulo. Na linha de produção, grande quantidade do papel fabricado se transforma em chapas e caixas de papelão ondulado. E os produtos ainda podem ser personalizados de acordo com a marca e as necessidades da sua empresa. Desde a nossa fundação, em 1971, nos orgulhamos por fabricar todos os produtos somente com reciclagem! Se você reciclar o seu lixo, provavelmente já nos ajudou a transformá-lo em matéria-prima novamente. Recicle, isso faz bem para todo mundo! Fernandez Papel: aqui, seu papel é essencial!
Sobre a Fábrica

Fundada em 2007, a Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura é uma organização sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento e realização de projetos beneficentes e assistenciais voltados à inclusão e transformação social.
Com ações em diversas cidades do Brasil, a Fábrica tem como objetivo oferecer a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social condições dignas de vida e cidadania, seguindo as diretrizes dos Princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Em atuação há mais de 15 anos, a Associação é responsável por projetos nas áreas de saúde, esporte, cultura e assistência social que já beneficiaram cerca de 210 mil pessoas pelo país.
Para a execução dos projetos, a Fábrica conta com a colaboração de pessoas físicas e jurídicas. Quer saber como doar e apoiar as ações que impactam tantas vidas? Acesse www.fabrica.ong.br e acompanhe as redes sociais da entidade pelo @fabrica.ong.br.  Imagens: Neander Heringer