GMs da Ronda Escolar participam de etapa do programa “Guarda Amigo do Adolescente”
Crédito: Divulgação
Programa, que tem parceria com o Unicef, foca na qualificação dos agentes de segurança para a proteção de crianças e adolescentes
Guardas municipais da equipe da Ronda Escolar de Campinas participaram de uma importante etapa do programa “Guarda Amigo do Adolescente” na terça e quarta-feira, 23 e 24 de janeiro. Representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) entrevistaram 16 agentes de segurança da GM que atuam nas escolas para mapear o papel da corporação na rede de proteção de crianças e adolescentes e verificar como é o trabalho dos guardas com este público. Também participaram das entrevistas representantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Dom José Brandão de Castro, além do Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
A partir das informações colhidas com os guardas, Unicamp, Unicef e o Comitê vão elaborar um plano que servirá de base para capacitação dos agentes de segurança municipais no atendimento de crianças e adolescentes. O plano também será usado para implementar um modelo de protocolo padrão de abordagem para este público.
“O importante é a construção coletiva desta capacitação para os guardas municipais, ouvindo a experiência deles no atendimento de crianças e adolescentes, além de valorizar e potencializar o conhecimento que eles já tem no dia a dia de atendimento”, explica a Oficial de Proteção da Unicef, Raquel Barbiellini. “A formação deverá ser promovida desde a Academia. A adoção deste procedimento é uma forma de resguardar tanto o guarda municipal quanto o direito da criança e adolescente”, destaca ela.
“O objetivo é criar uma colaboração entre todos os atores (Unicamp, Guarda Municipal, Alesp, Ministério Público e UNICEF) para a prevenção da violência e para a não violação de direitos humanos de crianças e adolescentes”, completa Mayara Gomes, assessora da deputada estadual Marina Helou, presidente do Comitê Paulista para a Prevenção de Homicídios na Adolescência.
O Programa
Lançado em março de 2022, o programa “Guarda Amigo do Adolescente” é uma parceria entre a Prefeitura, Unicamp, Ministério Público do Estado de São Paulo e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A iniciativa tem como objetivo qualificar e fortalecer a Guarda Municipal na proteção dos adolescentes. O programa é inédito no Brasil e a GM de Campinas é a primeira força de segurança do país a firmar um convênio com o Unicef para esta finalidade.
Com duração de 18 meses, a parceria prevê a formação e a capacitação profissional dos agentes de segurança e o desenvolvimento de um procedimento operacional padrão para aperfeiçoar a abordagem de adolescentes pela corporação.