Holambra celebra o Dia do Rei com esporte e apresentações artísticas

Cerca de mil pessoas passaram pela região do Moinho Povos Unidos neste domingo, dia 27 de abril, para celebrar uma das mais importantes festividades da Holanda: o Dia do Rei. A versão local do evento contou com atividade esportiva, dança, música e confraternização. A festa, que faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado de São Paulo, contou ainda com a apresentação oficial dos mascotes
Anne e Henk.
As comemorações começaram logo cedo, com a mais charmosa prova de pedestrianismo do interior de São Paulo, a Corrida do Rei, que reuniu cerca de 400 atletas amadores e profissionais.
Dalila Fabiane Kurpel Gonçalves participou pela primeira vez. “Eu gostei do percurso. Apesar de falarem que tinha uma subidinha a mais em relação aos anos anteriores, como eu já treino aqui na cidade juntamente com um grupo de corrida, foi fácil”, disse a engenheira agrônoma. “Holambra é uma cidade linda e acolhedora, então fica divertido correr, passar pelos pontos turísticos…esta é uma prova de celebração com a família e os amigos.”
Para a vendedora Micheli Ferreira Becari, participar da prova foi um grande desafio. “Minha primeira prova oficial. Foi especial, ainda mais com a cidade toda decorada… fiquei ainda mais empolgada.”
Após a premiação, o público presente na Praça do Moinho pôde conferir as apresentações do Grupo de Dança Folclórica Holandesa, dos Gaiteiros e da Fanfarra Amigos de Holambra. A Orquestra de Viola Caipira também marcou presença. O bolo, como em toda comemoração, não poderia faltar e ele foi servido gratuitamente, acompanhado de um cafezinho. Uma “chuva” de papel picado encantou adultos e crianças.
A recepcionista Fabiana Silva Capistrano participou da celebração com o marido e a filha. “A festa foi bastante animada, com atrações que chamam a nossa atenção, como a chuva de papel na cor laranja”, falou a moradora do Jardim das Tulipas.
Filipi Lilla Gomes é de Campinas e veio logo cedo para acompanhar a festa. “Holambra nos proporcionou um dia muito agradável e divertido. É bonito ver preservadas as tradições, mas com um toque de brasilidade, gerando assim algo novo e único, que é a cultura holambrense.” O artista plástico e ilustrador visitou a cidade acompanhado da família e de amigos. Um deles é o holandês Sander Wingelaar, de Roterdam, que veio ao Brasil há 2 meses para estudar. Sander conta que, assim que ficou sabendo da programação da festa, se surpreendeu com a distribuição de bolo e café e também com as apresentações de dança na versão brasileira da festa. “Na Holanda, o Dia do Rei é regado à cerveja. Por lá também não é mais tão comum ver pessoas usando os trajes típicos, mesmo nas festividades”, contou. “Achei muito curioso e interessante ver os holambrenses sambando com tamanco”, disse. “Não sabia que existia um lugar no meio do Brasil com tantas referências e nomes holandeses. Não imaginava que pudesse existir uma cidade assim”, falou ele, que considerou Holambra como uma espécie de “Disney holandesa”.
Sirlene Ferreira Barros é de Caldas Novas, Goiás. Ela ficou três dias na cidade e se animou ao saber da celebração. “Foi um presente para nossa viagem. Não sabíamos da festa e eu e minha amiga ficamos animadas em participar. O evento estava muito organizado. As danças estavam lindas e até comi do bolo em homenagem ao Rei”, contou.
O prefeito da cidade, Fernando Capato, acompanhou a festividade ao lado de vereadores. ” Celebramos o Dia do Rei com muita alegria, respeito às tradições e com a participação de moradores e visitantes”, falou. “Esta é uma data importante que preserva os costumes trazidos há mais de 7 décadas e destaca a união dos povos brasileiro e holandês.”
Apresentação dos embaixadores do Turismo
A Prefeitura apresentou oficialmente, durante as comemorações do Dia do Rei, os dois mascotes que irão representar a cidade em eventos, campanhas e ações promocionais. A definição dos nomes dos novos embaixadores do Turismo, Anne e Henk, contou com participação popular. A votação foi realizada entre os dias 11 e 23 de abril, de forma online e por meio de urnas espalhadas pelas unidades de ensino da cidade. Os moradores deveriam escolher um nome para a figura feminina – Anne, Dora ou Susy – e um para a masculina – Henk, Nico ou Ton. No total, foram contabilizadas 6.448 participações. Anne recebeu 1.966 votos e Henk 1.239.
“Os mascotes turísticos têm um papel fundamental no fortalecimento e divulgação da identidade de uma cidade”, explicou a diretora do Departamento de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti. “Eles são símbolos que representam os valores, a história e as características que tornam o município único.”