Hospital Mário Gatti amplia em 43% volume de tomografias realizadas em 2023

Crédito: Eduardo Lopes

Média mensal de exames em 2022 foi de 2.497 e, neste ano, está em 3.574; unidade conta com dois tomógrafos

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti registra um aumento de 43% no volume de tomografias realizadas este ano, na comparação com 2022. A média mensal de exames em 2022 foi de 2.497 e, neste ano, está em 3.574.

“O crescimento é decorrente da ampliação da infraestrutura de exames por imagens que passou a ser ofertada à população”, afirma o diretor técnico do hospital, Carlos Arca.

Em julho de 2022, o hospital passou a operar com mais um equipamento, de 64 canais, recebido do Ministério da Saúde, após ser selecionado em um chamamento de estabelecimentos públicos ou privados sem fins lucrativos integrantes do SUS.

Além de proporcionar maior celeridade nos atendimentos e ajudar a melhorar os diagnósticos, a existência de dois tomógrafos dá ao hospital capacidade de reserva operacional para que, em caso de um deles precisar de manutenção, não haja risco de indisponibilidade de exames.

A tomografia computadorizada é uma espécie de raio-x que enxerga em 360 graus. Por isso, o exame gera imagens em fatias, que podem ser analisadas de qualquer ângulo. Ela capta imagens detalhadas que reconstroem tridimensionalmente partes do corpo e dão aos médicos uma visão fiel do esqueleto, dos pulmões, das vias aéreas, além de outros órgãos internos.

 

Rede

A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar tem a disposição da população quatro tomógrafos, sendo dois no Hospital Mário Gatti e dois no Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Hospital Ouro Verde). Além de atender as demandas dos dois hospitais, esses equipamentos são responsáveis, também, pelas demandas das unidades de pronto atendimento (UPAs).

O mais recente, adquirido a partir do investimento de R$ 1,56 milhão, entrou em operação no final de outubro no Hospital Ouro Verde. A unidade já possuía um equipamento de 64 canais e agregou mais um, de 16 canais, dobrando a capacidade de exames anterior, que era de 1,5 mil exames mensais. Leia mais no link: https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/50715.