Inauguração do COI marca a conclusão do tripé da sociedade, para o prefeito Gustavo Reis

Matéria: Paula Partyka

 Centro de Operações e Inteligência (COI) inaugurado nesta semana funciona na sede da Polícia Municipal e possui câmeras de longo alcance e alta definição, capazes de captar a placa de um veículo até o limite de 2KM

 A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretária Municipal de Segurança Pública realizou na noite de quinta-feira, 16, cerimônia de inauguração do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Polícia Municipal. Como ferramenta, o COI atua no combate preventivo e efeito a todas as formas de criminalidade.

Segundo a Prefeitura, o órgão tem investido na formação profissional do efetivo com a participação de cursos especializados ao lado de outras forças se segurança. Investe, também, em equipamentos.

A qualidade de vida em Jaguariúna é destaque na Região Metropolitana de Campinas (RMC), sobretudo em saúde, educação e segurança. Para o prefeito Gustavo Reis, esses são os três pilares da sociedade.

A implantação do COI, pois dota a Polícia Municipal dos recursos necessários para atuar em ações preventivas e ostensivas, ao lado da Polícia Militar e Civil do Estado de São Paulo. O moderno sistema de 40 câmeras de vigilância (CFTV), sendo que 27 foram instaladas pela prefeitura e outras 13 acopladas, para fazer o monitoramento das principais ruas, avenidas, do comércio e dos locais de maior movimento na cidade.

O controle é feito pela central de monitoramento de imagens instalado na sede da Polícia Municipal (ex-GM). Durante a cerimônia, o prefeito solicitou que o Policial Faustino explicasse o funcionamento em detalhes para os presentes.

A Presidente da subseção da OAB, Carminha Santiago, disse estar maravilhada com o COI. “Nenhuma cidade da região tem. Isso vai nos auxiliar e muito”, afirma.

Para o Secretário de Segurança Pública, Renato José de Almeida Chaves Filho, é um trabalho excelente que tem sido desenvolvido pela Polícia Municipal, integrados com a Polícia Militar e Civil. “E o COI é o início de uma era moderna, com tecnologia de primeiro mundo voltada para a segurança pública”.

O secretário aproveitou a oportunidade parabenizou a secretária Cristina Catão, pela educação em Jaguariúna ser 1º lugar no INDEB e INDSAT. “Educação para nós da segurança é essencial. Pessoas educadas não se envolvem em criminalidade, são raríssimas as exceções. Um povo educado, menos trabalho para a segurança pública”, disse.

“A segurança pública, além de um direito de todos, é um dever do estado”, disse o juiz da 1ª Vara do Fórum de Jaguariúna, Marcelo Fortuna. Ele conta que participou da ideia inicial dessa estrutura que é o COI, que visa, em primeiro lugar, proteger o cidadão.

Ele lembra que, no seu papel de Juiz que julga casos diariamente, percebe o medo que as vítimas e testemunhas têm. Com isso, em contato com os colegas presentes na cerimônia, disse ser necessário detectar uma forma de proteger o cidadão.

“E o prefeito Gustavo pegou essa ideia e disse: nós vamos implementar. E está aqui hoje. Precisamos no Brasil, de pessoas assim, que não façam promessas, que cumpram promessas”, afirma.

Na sua vez, o vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Walter Luiz Tozzi de Camargo, comemorou o mês de maio como um todo. “O mês que vai marcar a história de Jaguariúna”.

“Inauguramos creche, posto de saúde e agora o COI. Investir em equipamentos é uma das partes da segurança pública, investir em pessoas também. Investimentos na polícia municipal, corpo de bombeiros, defesa civil e agora com máquinas e equipamentos modernos que amplia ainda mais esse trabalho, trazendo para Jaguariúna a tranquilidade e a paz que nossa cidade sempre teve e sempre busca”, disse Camargo.

Para o prefeito, é uma alegria inaugurar o COI. “De fato, é um terror que se faz ao cidadão quando ele é roubado. Portanto, a proteção do cidadão que se faz aqui hoje, é uma questão da integridade física, do direito da pessoa viver de maneira livre e tranquila na cidade em que buscamos a qualidade de vida acima de tudo”.

Ainda, afirma que prioriza algumas questões que considera elementar dentro de uma sociedade bem equilibrada. “É o tripé: uma educação de excelência que nós temos, o IDEB deu o resultado. Dos 645 municípios de São Paulo, somos a 4ª melhor educação e a 1ª da Região Metropolitana de Campinas (RMC); Temos um hospital que é referência em saúde pública e para formar o tripé, é a questão da segurança pública”.

Por isso, festeja a inauguração do centro. “Esse sistema vai melhorar consideravelmente a segurança em Jaguariúna, uma vez que as câmeras são de imagens com alta resolução. Além disso, dentro de pouco tempo estaremos interligados ao sistema de monitoramento por câmeras já implantado em várias cidades da RMC”.

 

Autoridades

Prefeito Gustavo Reis; Vice-Prefeita Rita Bergamasco; Secretário de Segurança Pública Renato José de Almeida Chaves Filho; Vereador e Presidente da Câmara de Vereadores Walter Luiz Tozzi de Camargo; Juiz da 1ª Vara do Fórum de Jaguariúna Marcelo Fortuna; Delegado Erivan; Subtenente da Polícia Militar Norder; Presidente da subseção da OAB Carminha Santiago; Vereadores Cássia Murer, Inalda Santana, Afonso Silva, Cristiano Cecom, Romilson, Zé Munis; Secretária de Educação Cristina Catão, Secretário de Desenvolvimento Econômico Valdir Oliveira; Secretário de Mobilidade Urbana Josino Silva; Diretor da UniFaj Flavio Paceta; Comandante da Polícia Municipal Altmann; Presidente da Associação Comercial e Industrial João Rodrigues.

 

 

Comentários