Jaguariúna assina convênio e integra a recém-criada Central Regional de Regulação de Vagas

Implantação atende solicitação feita por prefeitos, que em agosto passado estiveram reunidos com o secretário estadual de Saúde; medida vai beneficiar 42 cidades, incluindo as 20 da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

A secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, participou na última quarta-feira, 3 de outubro, em Campinas, da solenidade convocada pela Secretaria Estadual da Saúde, para assinatura de convênio de Implantação da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS) regional, que será implantada ainda este ano, embora a data não tenha sido divulgada pelo governo estadual.

Na prática, a convênio descentraliza esse importante serviço e facilita a obtenção de vagas para internação de pacientes de 42 municípios, incluindo os 20 da RMC (Região Metropolitana de Campinas). “Isso é muito importante para os municípios da RMC, pois atualmente as demandas de urgência e emergência precisam passar pela Central de Regulação que fica em São Paulo e atende todos os 645 municípios paulistas”, explica a secretária.

Essa conquista, de acordo com Maria do Carmo, é fruto do trabalho conjunto entre as equipes dos municípios envolvidos, começando pelos prefeitos e passando pelos gestores e técnicos, com apoio da Agencamp (Agência Metropolitana de Campinas) e DRS (Diretoria Regional de Saúde) VII, em parceria com o governo estadual.

Com a criação oficial da CROSS de Urgência (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) na região, haverá o primeiro Núcleo Regional do Estado de São Paulo, que atenderá os 42 municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Campinas e da DRS VII. Dessa forma, os processos de regulação vão ser embasados em pactuação prévia e protocolos assistenciais.

Benefícios

O prefeito de Jaguariúna, que junto com outros prefeitos solicitou a criação da atual CROSS, também comemorou a implantação da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde. “Estive com o secretário Marco Antonio Zago (da Saúde estadual) em agosto e, junto com outros prefeitos da região mostrei a ele a necessidade de termos uma atenção maior na geração de vagas em hospitais especializados, aqui na região. Hoje, é com muita alegria que podemos festejar mais essa conquista para Jaguariúna e as cidades vizinhas”, disse Gustavo Reis.

Na prática, a ação regulatória é definida como o processo de operacionalização, monitoramento e avaliação da solicitação de procedimentos, realizada por um profissional de saúde, levando em conta a classificação de risco e o cumprimento de protocolos de regulação, estabelecidos para disponibilizar a alternativa assistencial mais adequada.

O secretário estadual de Saúde, Marco Antonio Zago, ressaltou a relevância da criação do núcleo, que oferecerá assistência descentralizada e unificação das redes locais. “O SUS (Sistema Único de Saúde) é a mais importante política pública do País. São Paulo é o estado mais desenvolvido economicamente, mas tem uma característica que é a distribuição heterogênea dos municípios e regiões. O acesso do paciente à saúde deve ser igual, independente do município em que mora”, disse Zago.

De acordo com a diretora do DRS VII, Mirella Povinelli, a regional regulará em média 6 mil solicitações mensais em urgência, emergência e leitos e mais 200 regulações de ofertas da rede de oncologia. A regional funcionará 24 horas por dia, a princípio com 16 profissionais e com o recurso de telemedicina, o que possibilitará discutir casos entre hospitais e a central.

Estiveram presentes na reunião que descentralizou a CROSS vários prefeitos, o secretário de Estado da Saúde, Marco Antonio Zago, secretários municipais de Saúde, representantes das Diretorias Regionais de Saúde (DRS’s) e seus técnicos, além de representantes de Hospitais da Região.

 

Comentários