Jaguariúna é a segunda cidade da RMC com alto grau de satisfação em qualidade de vida

Das 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), 10 possuem alto grau de satisfação no quesito Qualidade de Vida. Os dados são da pesquisa realizada pela INDSAT no último trimestre de 2018. Foram entrevistados 400 moradores em cada um dos municípios.

Indaiatuba, Jaguariúna, Nova Odessa, Vinhedo e Hortolândia estão entre as cinco melhores cidades do ranking do segmento. O estudo propõe medir a percepção dos moradores no que se diz respeito a Qualidade de Vida da população nas cidades pesquisadas. Os entrevistados avaliam o quesito a partir dos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.

O grau de satisfação é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios avaliativos. Ao final da pesquisa, a INDSAT estabelece o índice final e elabora o ranking das cidades que possuem os melhores resultados.

Enquanto a líder Indaiatuba alcançou 771 pontos, a 2ª colocada Jaguariúna ficou com 754 pontos. Nova Odessa aparece na 3ª posição com 737 pontos e Vinhedo é a 4ª colocada com 716 pontos. Hortolândia fecha o Top 5 do ranking com 684 pontos.

O Alto Grau de Satisfação é atribuído aos segmentos que recebem entre 650 e 799 pontos. Caso o setor atinja 800 pontos, ele passa a ser classificado com Grau de Excelência.

O segmento de Qualidade de Vida pode ser relacionado a outros setores também analisados pela INDSAT, como Segurança Pública, Saúde, Educação e Cultura, por exemplo. O instituto estuda 16 segmentos diferentes em cada um dos municípios, além de pesquisar os índices de satisfação da Administração Pública e a Câmara Municipal.

Estes são os últimos resultados do 4º trimestre de 2018. A partir do próximo dia 15, a INDSAT começa a divulgar os dados referentes ao 1º trimestre de 2019. O instituto também já começou a publicar os primeiros resultados das Eleições Municipais de 2020.

 

Comentários