Mogimiriano participa de planejamento estadual

Este ano, foi de surpresas inesperadas e indesejáveis também na área da Saúde. Após a epidemia da Dengue que se alastrou por todo o país, o final de 2015 veio com mais uma notícia cabulosa gerando grande preocupação, principalmente às futuras mamães. A referência é ao Zika vírus, causador da microcefalia, que vem contando com aumento gradativo e alarmante no número de casos.

Magalhães é diretor do Centro Personna de Ginecologia e Saúde da Mulher

Magalhães é diretor do Centro Personna de Ginecologia e Saúde da Mulher

Recentemente, uma reunião foi realizada juntamente com o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, David Uip, para tratar da criação de um plano para o enfrentamento, quanto à prevenção e o atendimento referente ao Zika vírus e às outras arboviroses (doenças transmitidas por mosquitos).

O encontro reuniu algumas das maiores autoridades da área. O médico mogimiriano Dr. Jarbas Magalhães foi um dos convidados. Magalhães é diretor do Centro Personna de Ginecologia e Saúde da Mulher, onde exerce as atividades de ginecologista e pesquisador clínico, desde o ano de 1979, na cidade de Mogi Mirim. Atualmente é o presidente da SOGESP (Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo) do biênio 2014/2015 e Secretário da Comissão Nacional de Anticoncepção da FEBRASGO.

“Precisamos estar unidos para enfrentar esse desafio do aumento dos casos de microcefalia. Essa mobilização é fundamental para encontrarmos os caminhos que levarão à superação desse problema de saúde, que preocupa todo o país. É necessário também a intensificação do combate ao mosquito Aedes aegypti, que além de transmitir o Zica vírus também é causador da Dengue e da Febre Chikungunya”, alertou Magalhães.

Entre as estratégias definidas, o encontro resultou em organização de protocolos de atendimento e de aconselhamento, às gestantes e aos médicos que atendem o pré-natal.

Em breve, no portal da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP), serão divulgadas as decisões dessa importante reunião.

 

Comentários