Moradores do Colina do Castelo agradecem Prefeitura e PM por sossego na virada do ano

Foto: Ivair Oliveira (Arquivo/PMJ)

Acostumados a terem o sossego perturbado durante as festas de virada do ano, devido à algazarra nas ruas e muito barulho nos arredores de suas casas, esta semana moradores do bairro Colina do Castelo, em Jaguariúna, manifestaram sua satisfação pelo sossego que desfrutaram nos dois últimos anos.

Segundo Eduardo Riso, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Colina do Castelo, o trabalho conjunto de policiamento preventivo e ostensivo, realizado por efetivos da Polícia Municipal (ex-Guarda Municipal) e da Polícia Militar de Jaguariúna, garantiram “pela segunda vez consecutiva uma virada de ano tranquila e em segurança”.

Em nome da comunidade, Riso assinou e entregou uma Carta de Agradecimento ao prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, onde agradece e parabeniza o secretário municipal de Segurança Pública, Tenente Renato Almeida, o comandante da Polícia Municipal, Paulo César Altheman, e também o comandante da Polícia Militar de Jaguariúna, Sub-Tenente PM Wendel Norder da Rocha.

Conforme o teor da carta, os moradores se sentiam acuados em suas moradias e pediam que providências fossem tomadas contra a desordem e o vandalismo do qual eram vítimas, o que aconteceu e motivou o agradecimento. O prefeito Gustavo Reis, que vinha acompanhando a situação no Colina do Castelo e já havia recebido um grupo de moradores do bairro em seu gabinete, ficou satisfeito com o retorno dado por eles.

“É sempre positivo e necessário que o poder público esteja em sintonia com as comunidades que formam nosso município. Então, estou recebendo esse retorno positivo por parte dos moradores com grande satisfação, pois isso reforça nosso conceito de que a união entre as forças de segurança, no caso a Polícia Municipal e a Polícia Militar, proporcionou um final de ano de paz e com segurança para todos. Em breve teremos boas novidades na área de segurança pública, no tocante ao sistema de vigilância pública integrado e com câmeras”, disse o prefeito.

ENTENDA O CASO

A reportagem reproduzida abaixo foi publicada no site da Prefeitura de Jaguariúna em 05/01/2018 e ilustra quais problemas os moradores enfrentavam e que foram solucionados, conforme consta na Carta de Agradecimento enviada ao prefeito.

AÇÃO DA GM GARANTIU SOSSEGO DE MORADORES DO COLINA DO CASTELO NA VIRADA DO ANO

Operação já estava programada e foi desencadeada após representantes dos moradores terem solicitado providências contra desordens que se repetiam numa praça do bairro.

A Guarda Municipal de Jaguariúna garantiu o sossego dos moradores do bairro Colina do Castelo durante a virada do ano, ao marcar presença nas entradas de acesso das 20h do dia 31 de dezembro de 2017 até as três da madrugada do 1º dia de 2018, quando foram revistados cerca de 400 veículos e aproximadamente 2 mil pessoas receberam orientação após abordagem preventiva.

A operação já estava programada e foi desencadeada após representantes dos moradores terem solicitado providências contra desordens que se repetiam numa praça do bairro. O pedido foi feito durante uma reunião do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Jaguariúna, ocorrida no dia 5 de dezembro, no gabinete do prefeito Gustavo Reis.

Na ocasião, a GM esteve representada pelo diretor de Segurança do Município, Renato José de Almeida Chaves Filho, do diretor da Guarda Civil Municipal, GCM Paulo Cesar Altheman, Inspetor GM Gonçalves e o GM Araújo (Inspetor da Romu).

Conforme o comando da corporação, na virada do ano parte do efetivo foi deslocado para essa ação e o resultado foi altamente positivo, uma vez que não houve registro de tumulto ou desordem no local, onde muitas pessoas costumavam promover algazarra e barulho excessivo até altas horas, perturbando o sossego da comunidade.

Um balanço prévio ao final da operação apontou que houve apreensão de drogas (maconha), lança-perfume e bebidas, que estavam em posse de pessoas que se dirigiam à praça do Colina do Castelo para festejar ali a passagem do ano. O material foi apresentado na delegacia de Polícia Civil, para registro de Boletim de Ocorrência e a adoção das medidas previstas em lei. Além disso, as abordagens feitas pela GM resultaram em 46 veículos autuados por infrações de trânsito.

 

Comentários