OR – Nova escola estadual em Itapira que leva o nome de Orlando Dini será inaugurada em breve

Vencidos todos os obstáculos, especialmente os financeiros, e graças aos ingentes esforços junto ao Governo do Estado, em breve será inaugurada na região dos bairros Istor Luppi e José Tonolli a nova escola estadual do município que levará o nome do Professor Orlando Dini, personagem muito querido e estimado por todos que o conheceram.

A escola terá 10 salas de aula e uma de recurso e laboratórios de física, de química e de informática. A previsão é que ainda esse ano atenda mais de 400 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

A homenagem no nome da escola foi muito feliz, pois o patrono Professor Orlando Dini foi uma pessoa muito querida na comunidade itapirense. Filho dos imigrantes italianos Ferruccio Dini e Clélia Del Corso, Orlando Dini nasceu em Itapira em 21 de agosto de 1924.

Atuou por vários anos como professor e diretor em várias escolas de Itapira e da região. Também participou ativamente da política no município e foi eleito vereador por quatro legislaturas, foi eleito vice-prefeito e chegou a assumir o cargo de chefe maior do Executivo durante licença médica do titular. Foi presidente da Câmara Municipal e o redator da Lei Orgânica do Município.

Amante do futebol, participou como secretário e treinador na Sociedade Esportiva Itapirense. Na área social atuou no Clube XV de Novembro, na Sociedade Beneficente Operária, no Clube dos 200 e no Circolo Ítalo-Brasiliano di Itapira.

Até 2011, aos 86 anos, o Professor Orlando Dini continuava em atividade profissional como colaborador na Prefeitura de Itapira, no Gabinete do Prefeito e na Divisão de Atos Oficiais, onde colaborou principalmente com seus conhecimentos de língua portuguesa.

Orlando Dini era muito conhecido e estimado por toda a comunidade itapirense devido sua atuação como educador, político e esportista e principalmente pelo jeito afável, seu bom humor e sua generosidade. Faleceu em Itapira aos 92 anos em 28 de dezembro de 2016 e deixou um legado como educador e como ser humano exemplar.

 

Comentários