PALESTRA SOBRE FAKE NEWS SERÁ MINISTRADA NA CÂMARA MUNICIPAL DE JAGUARIÚNA, NO PRÓXIMO DIA 12 DE MARÇO

A Câmara Municipal de Jaguariúna sedia, na próxima quinta-feira, dia 12 de março, uma palestra intitulada “Estelionato da verdade: impactos sociais do fenômeno das Fake News”. Fake News são notícias inverídicas disseminadas, principalmente, pelas redes sociais. O evento faz parte do Projeto Câmara Cidadania e será aberto ao público, com transmissão através do Youtube.

O palestrante será o jornalista e escritor Ariel Cahen, especialista em Marketing e Comunicação. Formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) e pós-graduado em Marketing e Comunicação Integrada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Cahen é o atual diretor de comunicação da Prefeitura de Holambra.

A palestra será a primeira ação do “Programa Municipal de Combate à Disseminação de Informação Falsa”, que teve como origem um Projeto de Lei de autoria da vereadora Cássia Murer Montagner, sancionado pelo prefeito Gustavo Reis em janeiro deste ano.

Segundo Cássia Murer, “o projeto institui mecanismos e ações para munir a população de conhecimento para um posicionamento crítico mediante as informações que lhe são disponibilizadas pelos meios de comunicação, capacitando-as para discernir o que condiz com a realidade dos fatos, uma vez que estará instruída para repensar e pesquisar determinadas notícias, antes de compartilhar as informações”, afirmou.

Instituído em 2019, o Projeto Câmara Cidadania tem o objetivo de aproximar o Poder Legislativo e a comunidade jaguariunense através de diversas ações e eventos, como oficinas, palestras e workshops. Diversos oradores de renome nacional já passaram pelo plenário da Câmara, abordando os mais diversos temas.

Cássia Murer ressalta que “o objetivo é conscientizar a sociedade sobre a gravidade e as conseqüências desastrosas do compartilhamento de falsas notícias, sobretudo por meio de computadores e celulares. A educação é o melhor caminho para o uso consciente da internet e, conseqüentemente, para a desarticulação de Fake News”, concluiu.

A palestra “Fake News” será ministrada na próxima quinta-feira, dia 12 de março, a partir de 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Jaguariúna. Quem preferir, poderá assistir através do endereço www.youtube.com/camarajaguariuna.

 

Comentários