Parceria da Prefeitura com Sindicato Rural e SENAR traz curso de Olericultura Orgânica para Jaguariúna

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) de Jaguariúna, por meio do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, acompanha desde o mês de março o curso sobre Olericultura Orgânica. É um curso oferecido aos produtores rurais, trabalhadores rurais e técnicos do município pelo Sindicato Rural de Mogi Mirim e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que fecharam parceria com a Prefeitura.

O curso tem carga horária de 132 horas aulas e está sendo realizado numa propriedade rural do bairro rural de Guedes, contando com a participação de 20 interessados. São oito módulos no total, divididos em preparo do solo, compostagem, produção de mudas, plantio, tratos culturais, controle de pragas e doenças, colheita e beneficiamento e custos de produção e comercialização.

O intuito do curso é capacitar os participantes na produção de produtos saudáveis, de alto valor nutricional e sem qualquer tipo de contaminantes, ou seja, uma produção orgânica, que não agrida o meio ambiente. A SEMA de Jaguariúna desenvolve um trabalho de capacitação e apoio técnico aos produtores através do acompanhamento da produção.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente e vice-prefeita, Rita Bergamasco, o objetivo da parceria firmada pela Prefeitura é difundir as técnicas de boas práticas sustentáveis. Desse modo, assegurando a gestão dos produtores mediante o acompanhamento da eficiência, da segurança e da confiabilidade dos sistemas de produção.

 

Comentários