Pelo 13° ano consecutivo, Itapira é certificada no Programa Município Verde Azul e ocupa 4° lugar

O prefeito Toninho Bellini, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente José Aparecido Perentel Rostirolla e o diretor de Agricultura e Meio Ambiente Anderson Martelli receberam na tarde desta terça-feira, 19, o troféu e a certificação de Itapira no Programa Município Verde Azul (PMVA) Ciclo 2022/2023 da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo.

É o 13° ano consecutivo que o município é certificado e nesse Ranking a posição alcançada foi o 4° lugar entre os municípios com 50 mil a 100 mil habitantes e com um total de 92 pontos de 100 possíveis. “Essa premiação é fruto de todo o trabalho desenvolvido pela Prefeitura ao longo do ano e pelo cuidado com o Meio Ambiente. Em nome do nosso secretário José Aparecido Perentel Rostirolla e do nosso diretor Anderson Martelli, parabenizo e agradeço a todos os servidores pelo trabalho desenvolvido. É pelo empenho de todos que fomos mais uma vez certificados”, declarou o prefeito Toninho Bellini. “Itapira tem gestão ambiental através da SAMA, um conselho de meio ambiente muito atuante, 100% do esgoto coletado e tratado. E tudo isso contribui para que sejamos considerados um município responsável com o Meio Ambiente”, completou.

O evento, que foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, contou com a presença do Governador do Estado Tarcísio de Freitas, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado André do Prado, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, Natália Resende, e do coordenador do programa, André Simas. “A gente tem um grande desafio que é mostrar que a sustentabilidade não pode ficar no discurso. Transformar a sustentabilidade em plano, em ação, é o nosso grande desafio. E em um programa de incentivo, um município acaba estimulando o outro a melhorar a performance e os parâmetros de governança ambiental”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

O PMVA, que foi criado em 2007, visa alinhar a gestão ambiental do Estado e dos municípios, proporcionando capacitações e apoio técnico para as prefeituras. No ciclo referente aos anos 2022 e 2023, aprimorou sua metodologia, incluindo critérios mais objetivos de avaliação, como passivos ambientais, e retomou seu calendário anual de atividades. As ações propostas são organizadas em dez diretivas que abrangem temas estratégicos, como Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Educação Ambiental, Uso do Solo, Gestão das Águas, Esgoto Coletado e Tratado, Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar, Arborização Urbana e Biodiversidade.

O diretor e biólogo da SAMA, Anderson Martelli, que é interlocutor do PMVA em Itapira, explicou que todas as ações que o município desenvolve ao longo do ano são enviadas em sistema próprio para avaliação dos técnicos do programa e atribuição de nota. “Agradecemos a equipe da SAMA e da Patrulha Ambiental pelo excelente trabalho e por toda colaboração de todas as secretarias municipais, do SAAE, do Comdema, da Ascorsi, Defesa Civil e a todos que direta ou indiretamente nos ajudaram nesta conquista. Nossas ações estão refletindo, acima de tudo, sobre a preservação do nosso planeta e às futuras gerações. Agimos localmente pensando o conceito de sustentabilidade de maneira global”, afirmou.

Das 412 cidades participantes – cerca de 60% dos municípios paulistas –, 280 alcançaram os critérios estabelecidos pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. A pasta estadual distribuiu certificações nas categorias Certificado, Qualificado I e Qualificado II, conforme a pontuação obtida em grupos de acordo com a população de cada município. Clique aqui e confira o Ranking PMVA Ciclo 2022/2023 (https://semil.sp.gov.br/verdeazuldigital/wp-content/uploads/sites/3/2023/12/Ranking-PMVA-Ciclo-2022.2023-Site-v2.pdf