População será orientada sobre desligamento do sinal analógico e kits serão distribuídos

Na manhã desta terça-feira, dia 22 de agosto, o prefeito José Natalino Paganini assinou o Termo de Cooperação entre a Prefeitura e a Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil. O objetivo da parceria é de orientar os servidores municipais para levar informação à população local sobre o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá no dia 29 de novembro na cidade de Itapira e em mais 84 municípios da região administrativa de Campinas. Após essa data, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital nessas localidades.

“O nosso trabalho tem como objetivo fazer com que a informação sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV chegue a toda população, para que todos possam se preparar para receber o sinal digital e viver essa nova experiência com maior qualidade de som e imagem, semelhantes à de cinema, gratuitamente. Não vamos deixar ninguém para trás”, afirma Andreia Marques, gerente regional da Seja Digital em Campinas.

A parceria prevê a capacitação de servidores municipais para que atuem como multiplicadores do processo de migração do sinal de TV, levando até a casa das pessoas, por meio do trabalho de campo que realizam nas comunidades, informação e orientação sobre o que deve ser feito para ter acesso ao sinal digital.

“Essa parceria com a Seja Digital vem para auxiliar nossos servidores na orientação dos munícipes que passarão pelo processo de migração do sinal, e que porventura, necessitem de orientações sobre a migração. Assim como a Seja Digital, nós também estamos nos esforçando para que ninguém fique para trás neste processo de modernização”, afirmou o prefeito Paganini.

Mais de 525 mil kits (com antena digital e conversor com controle remoto) serão distribuídos gratuitamente em toda região, sendo mais de cinco mil somente na cidade de Itapira.  Essa distribuição será feita para todas as famílias inseridas em programas sociais do Governo Federal (Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec e Carteira do Idoso, entre outros).

As famílias beneficiárias devem acessar o site (sejadigital.com.br/kit) ou ligar gratuitamente para 147 e verificar se estão participando da distribuição. Caso tenham direito ao kit gratuito, basta realizar o agendamento, escolhendo data, local e horário para retirar o kit em um dos pontos disponibilizados pela Seja Digital na região. Para agendar, é necessário estar com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Matéria: ASCOM

 

Comentários