Prefeitura abre terceira edição do projeto “Leitura na Escola: Ética e Cidadania” com palestra sobre convivência ética nas escolas

O projeto foi implantado em 2017 na rede municipal de ensino

Aconteceu na quarta-feira (17) a abertura da terceira edição do projeto “Leitura na Escola: Ética e Cidadania”, em Artur Nogueira. O projeto, que foi implantado na rede municipal de ensino em 2017 com o objetivo de trabalhar a convivência ética e a prevenção do bullying nas escolas, contempla uma série de ações que vão desde a formação de professores até as atividades com os alunos.

Nesta primeira etapa foi então oferecida uma palestra sobre a temática da convivência ética e prevenção do bullying para os professores, pajens e educadores das escolas públicas municipais. O evento aconteceu na sede da AIDAN e contou com a presença de aproximadamente 500 profissionais.

A pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM) e coordenadora do programa de formação de professores sobre a temática da convivência em redes de escolas públicas e particulares, Luciene Tognetta, foi a palestrante da noite de ontem e tinha a missão de sensibilizar os profissionais que ali estavam sobre a importância e a responsabilidade envolvida na formação ética das crianças. “Este é um tema que a gente precisa falar continuamente sobre ele e discutir novas possibilidades de intervenção, porque nós estamos falando em educar crianças para a questão da convivência ética. Então, é preciso muitos momentos em que os professores possam pensar sobre os problemas que eles têm de convivência para poder então saber como intervir de maneira mais assertiva.”, ressaltou Tognetta.

A Secretária Municipal de Educação, Elaine Vicensotti Boer, comemora a continuidade desse projeto que oferece um material riquíssimo para abordar os assuntos pertinentes da convivência social, e a escola é o ambiente onde as crianças mais tem esse contato com a vida em sociedade. “O trabalho na Educação continua. O projeto segue com material individual para os alunos e com capacitações para os professores e gestores. E para este ano incluímos o projeto para todos os alunos das creches municipais, capacitando também as pajens e educadoras.”, declarou Elaine.

 

Comentários