PROJETO MEMÓRIAS DE JAGUARIÚNA SERÁ LANÇADO NO BOULEVARD DO CENTRO CULTURAL

O projeto Memórias de Jaguariúna será lançado nesta quinta-feira, dia 14, nos horários das 14h, 15h30 e 20h, e na sexta, 15 de setembro, às 8h30 e 10h, com entrada franca, no Boulevard Pedro Abrucês, no Centro Cultural Ulysses da Rocha Cavalcanti.
O lançamento contará com as presenças de alunos da rede municipal, convidados e público em geral. A programação contará com exposição de fotos das 28 famílias de Jaguariúna entrevistadas no projeto e apresentação de Stand Up com o ator Caio Magalhães falando sobre as entrevistas, transcrições e os bastidores do projeto.
O evento será gratuito e cada pessoa receberá um voucher para retirar o primeiro volume do livro Memórias de Jaguariúna, em data ainda a ser marcada pelos integrantes do projeto.
O projeto Memórias de Jaguariúna tem o propósito de contar a história da cidade de uma maneira diferente, através dos relatos dos moradores antigos e das famílias pioneiras. São lendas, causos, curiosidades, modo de vida, tipos de comércio, crendices, entre outros temas. A intenção é difundir o trabalho para várias faixas etárias para que essas memórias são se percam com o tempo.
Com o desenvolvimento de Jaguariúna, a idade avançada dos antigos jaguariunenses e a chegada de novos habitantes, a história da cidade, partindo das memórias dos seus moradores, começou se perder diante da nova fase do município. Percebendo esse cenário, tornou-se necessário construir um trabalho voltado ao resgate dessa memória.
O projeto consiste em reunir essas histórias em vários volumes, sendo que o primeiro livro será lançado ainda neste ano. Em 2021, o projeto foi premiado via PROAC DIRETO, programa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Histórico

O projeto nasceu da coluna Memórias de Jaguariúna, que surgiu no ano de 2016, junto com o lançamento do site Estrela da Mogiana. A coluna se transformou em projeto, com a proposta de fazer a publicação de vários volumes, destacando as memórias dos antigos moradores da cidade. Atualmente, o grupo é formado pela jornalista Gislaine Oliveira Mathias, pelo ator, produtor cultural, historiador e Contador, Reginaldo Costa Menegazzo, pela publicitária e consultora de projetos, Rosana Gonçalves e pela graduada em Turismo, Gestora Cultural e proprietária da Arabesco, Sandra Regina de Souza.

Serviço
14 de setembro – 14h | 15h30 | 20h
15 de setembro – 08h30 | 10h
Boulevard Pedro Abrucês
ao lado do Centro Cultural Ulysses da Rocha Cavalcanti
Avenida Maginal, 600 – Jaguariúna/SP
ENTRADA FRANCA