SEMANAS SANTAS PIEDOSAS PARA A PÁSCOA!

Éramos coroinhas na Paróquia de Santa Maria de Jaguariúna. Chamávamos o Padre de “Seu Vigário” e tomávamos a bênção assim que o encontrávamos. Subíamos o altar, processionalmente, com batininhas pretas e roquetes brancos, em fila dupla, diante do sacerdote. Para a Semana Santa Padre Antônio preparava-nos para participar das cerimônias, explicando o significado das mesmas. As famílias da antiga vila (centro) e os moradores das fazendas e sítios vinham com os filhos participar das solenidades. Vinham de charretes e cabriolés e amarravam os animais nas frondosas árvores que contornavam o Largo da Igreja.

No Domingo de Ramos havia a procissão e bênção dos ramos de manhã. Os fiéis traziam ramos de palmeiras trançados artesanalmente e com eles enchiam toda a Igreja. À noite havia Via-Sacra pelas ruas centrais e a Procissão do Encontro do Senhor dos Passos, carregando a cruz às costas, com sua Mãe, Maria Santíssima. Ela acontecia no cruzamento das Ruas Cândido Bueno com Júlia Bueno. O andor de Jesus saía da Matriz e era carregado pelos homens. O andor de N. senhora subia do casarão imperial do Berlim. Os moradores forravam as ruas com folhas de mangueira formando um tapete para o Senhor dos Passos passar. Os fiéis acompanhavam com velas acesas. Dos janelões e das sacadas das casas desciam colchas de crochê e de finas rendas.

Havia fios elétricos providenciados com hastes de madeira pregadas nos grossos batentes onde se penduravam lâmpadas incandescentes de 150 velas. Forravam as calçadas com tapetes e com selecionadas folhagens. No percurso da Procissão em casarões ficavam as Estações da “Via Crucis”. Altares com castiçais e velas acesas e o quadro da estação. Quando se encontravam as duas procissões havia um púlpito e nele subia o pároco que proferia sermão sobre a Paixão e Morte de Cristo para a Redenção da humanidade. Na Quinta–Feira Santa, acontecia à noite, a Missa da Ceia Pascal, a Cerimônia do Lavapés, a instituição do sacerdócio e da Eucaristia. Igreja iluminada e enfeitada com flores brancas.

Elevava-se o piso do altar com estrados de madeira, cobertos com tapetes vermelhos. Os doze coroinhas representavam os apóstolos e tinham os pés lavados e beijados pelo sacerdote imitando a Cristo na Última Ceia. Os coroinhas recebiam um pão doce redondo, cheiroso e quentinho, que dissolvia na boca, oferta da Padaria Gothardo. A Igreja permanecia aberta a noite toda onde a Eucaristia permanecia em adoração. Era colocada no mais belo e rico altar montado por D. Alda Voltan e equipe. A capela de São Sebastião era totalmente coberta por cetim, branco, e veludo vermelho com muitos castiçais antigos de prata e flores brancas.

Durante a noite os homens do centro da Vila revezavam-se em guarda e oração, Pe. Gomes até alta madrugada, quando se recolhia para ligeiro descanso. Seu Antônio Maia preparava e servia um cafezinho simples para o grupo que se despedia da Guarda de Honra.

Amanhecia a Sexta-Feira Santa. Começava a guarda das mulheres. Os trens não apitavam. Os sinos não tocavam, o relógio não batia. Nas cerimônias só se ouvia o ruído da matraca. Dia de Jejum, e abstinência de carne. Não se cozinhava com gordura animal. Era dia feito para a Igreja, oração, guarda e adoração a Jesus na Eucaristia. Às 17 horas iniciavam-se as cerimônias que meditavam sobre a morte do Cristo Crucificado, através das Leituras da Paixão, Orações e Adoração da Cruz. Na Sexta-Feira Da Paixão, após a cerimônia havia o teatro na Igreja, no altar-mor, acontecia a encenação do descimento do Senhor da cruz. Figuravam Irineu Bordotti, Paulo Saviólli, Maria Olímpia Marim, Gesil Salgado, Lola Franceschini, Dinho Roscito….

Em seguida saia a Procissão. O esquife do Senhor morto vinha coberto pelo Pálio trazido pelos Irmãos do Santíssimo Sacramento. O andor de N.Senhora das Dores era carregado pelas Filhas de Maria. Todas as associações religiosas compareciam com seus respectivos trajes e fita ao colo. A Verônica subia em uma cadeira, desenrolava a toalha que enxugou o rosto do Mestre e mostrava a sua imagem estampada com sangue, cantando, em Latim, o feito sacro-histórico. Após a Verônica vinham as Três Marias do Evangelho, vestidas em luto fechado com o rosto coberto por negro véu. Vinham os figurantes da encenação da Paixão, os coroinhas e o sacerdote.

O Coro complementava o canto da Verônica. A procissão encerrava-se na Igreja Centenária, quando os fiéis beijavam o Senhor morto, trocavam moedinhas na bandeja de esmolas e levavam uma flor benta do esquife, guardando-a no oratório de casa. Tudo era uma preparação para a Vigília Pascal e a festa máxima da cristandade: a Vitória de Cristo sobre a morte, sua Ressurreição. Feliz Páscoa!

TOMAZ DE AQUINO PIRES.