Tropa da ROMU é apresentada oficialmente

O primeiro destacamento da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) foi apresentado oficialmente em cerimônia realizada no último dia 05, na sede da Secretaria de Segurança Pública. A tropa é formada por oito membros voluntários do quadro efetivo de Guardas Civis Municipais e já atua nas ruas diariamente, em planejamento conjunto com o Comando da GCM.

Oito guardas municipais passaram por treinamento tático para atuar no combate ostensivo ao crime \ Foto: Marlene do Carmo

Oito guardas municipais passaram por treinamento tático para atuar no combate ostensivo ao crime \ Foto: Marlene do Carmo

Por dois meses, eles passaram por treinamento, sob a orientação de guardas municipais, policiais militares e civis credenciados. A formação incluiu técnicas de abordagem e policiamento tático, direção ostensiva, imobilização tática e Controle de Distúrbios Civis (CDC).

A ROMU foi criada para intensificar a atuação da Guarda Civil Municipal, tendo como foco o patrulhamento preventivo e planejado e a proteção dos espaços públicos, com atuação nos locais de maior incidência de criminalidade, como assaltos, furtos, uso e tráfico de entorpecentes.

Após a entrada da tropa, sob o comando do GCM César Francisco Pereira, responsável pelo treinamento dos membros da ROMU, as autoridades saudaram os integrantes recém-formados.

“A ROMU foi criada por determinação do prefeito Gustavo Stupp para que a Guarda Municipal pudesse realizar um trabalho mais preciso, com treinamento específico para o atendimento de qualquer tipo de ocorrência”, explicou o Secretário de Segurança Pública, Luciano Ferreira de Mello.

“Sabemos que os maiores anseios da população são saúde e segurança pública, duas áreas em que avançamos muito. São visíveis as mudanças na área da segurança ao longo desses três anos. A criação da ROMU reforça o papel da Guarda Municipal que é oferecer segurança aos cidadãos”, observou o vice-prefeito e Secretário de Saúde, Gerson Rossi Junior.

O prefeito Gustavo Stupp reafirmou que a formação da ROMU é um passo importante em prol da segurança pública. “Segurança pública é, em tese, dever do Estado. Mas queremos nos sentir seguros nas cidades onde moramos. Dar condições para que a Guarda Municipal atue de forma mais combativa é ir ao encontro dos anseios da população”, afirmou Stupp.

A entrega das boinas e diplomas simbolizou a formação dos integrantes da ROMU: Adalberto Honório da Silva, Carlos Alberto de Oliveira Campos, Josemar Moreira, Leandro Rodrigues Correa, Marcelo Giovani do Carmo, Márcio Silva Santos, Marco Alexandre Castelani e Willian Silvério Andrade da Silva.

A ROMU possui viatura diferenciada, um veículo tipo SpaceFox, que foi adaptado para as operações, na cor predominantemente preta, com giroflex, brasão da GCM no capô, portas dianteiras e portas do passageiro com as iniciais da unidade.

O fardamento dos integrantes é diferenciado, assim como os equipamentos de choque (escudo, caneleira, cotoveleira e capacete). Os equipamentos de CDC e o armamento letal utilizados já integravam o patrimônio da GCM, tendo sido adquiridos pelo governo municipal em 2013. A caracterização seguiu diretrizes da Lei 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

SEGURANÇA REFORÇADA
Em convênio com outros municípios da região, a ROMU se prepara para atuar, juntamente com o Comando da GCM, em uma operação na zona Rural de Mogi Mirim. A formação de um aglomerado das corporações da região é uma estratégia para fortalecer o combate ao crime.

Outra medida recente adotada em prol da segurança é a permanência de um guarda municipal na região central, de forma fixa, coibindo roubos e furtos a estabelecimentos comerciais.

 

Comentários