VIVEIRO MUNICIPAL DE JAGUARIÚNA TEM MILHARES DE MUDAS DE ESPÉCIES FRUTÍFERAS PARA DOAÇÃO

Os moradores de Jaguariúna que quiserem ter uma propriedade mais arborizada e produzindo frutas podem ir até o Viveiro Municipal de Mudas Nativas para retirar mudas gratuitamente. A Secretaria de Meio Ambiente deu início em janeiro às atividades de produção de mudas e já está com plantas disponíveis.

Este ano, devido à grande demanda por parte dos munícipes, foi priorizada a produção de mudas de espécies frutíferas, nativas e exóticas, dentre elas: pitanga, grumixama, goiaba branca, goiaba vermelha, araçá, graviola, acerola, dentre outras.

O plantio de espécies frutíferas em áreas urbanas, além de servir para o consumo humano, também serve como um atrativo para a fauna. A presença de frutas atrai aves e outros animais, promovendo uma maior biodiversidade e contribuindo para a manutenção dos ecossistemas urbanos saudáveis.

O intuito principal é suprir a demanda de mudas para plantios em terrenos urbanos e até mesmo em calçadas. Na área urbana do município temos vários exemplos de espécies frutíferas plantadas nas calçadas onde foram conduzidas de tal forma que integram a paisagem urbana.

Algumas das espécies citadas acima já se encontram disponíveis para doação. Para retirá-las, basta ir até o Viveiro Municipal de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3867-3073. O Viveiro Municipal fica na Rua Hilda David Bal’Bó, s/n, no bairro de Guedes.

Foto: Divulgação